Afastado dos octógonos desde julho de 2019, após ter passado por cirurgia nos dois joelhos, Thiago ‘Marreta’ fará seu aguardado retorno neste sábado (7), diante de Glover Teixeira, pela luta principal do UFC Las Vegas 13. O confronto entre os brasileiros – adiado em duas oportunidades, ambas em razão de testes positivos para COVID-19 dos atletas – deveria definir o próximo desafiante ao título dos meio-pesados (93 kg) do Ultimate, recentemente conquistado pelo polonês Jan Blachowicz.
No entanto, em conversa com a imprensa após o evento do UFC do último sábado (1), Dana White – presidente da liga – anunciou que o campeão do peso-médio (84 kg) Israel Adesanya seria o primeiro lutador a tentar destronar o novo soberano da divisão até 93 kg, ainda sem data e local definidos. Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, ‘Marreta’, aparentemente incomodado com a situação, evitou polemizar sobre a provável ‘furada de fila’ do nigeriano, e ressaltou o fato da disputa ainda não ter sido agendada oficialmente pela entidade para manter a esperança pelo próximo ‘title shot’.
“Nem sempre o justo vai acontecer, como já aconteceu outras vezes. Mas não tem nada certo ainda. Tudo pode acontecer, tudo muda de figura a todo momento. Então, vamos ver. Primeiro eu tenho que fazer o meu trabalho (vencer Glover), e depois a gente vai ver o que acontece”, declarou Thiago.
Após conquistar o cinturão dos meio-pesados – vago desde que o ex-campeão Jon Jones abdicou dele para subir aos pesos-pesados -, Jan Blachowicz mencionou o nome de ‘Marreta’, último atleta a derrotá-lo, como um de seus oponentes favoritos para desafiá-lo em sua primeira defesa de título. A mudança de discurso do polonês, que agora parece interessado no duelo contra Israel Adesanya, não parece ter sido bem digerida pelo brasileiro.
“Não sei o que ele (Blachowicz) quer, na verdade. Ele falou isso (que teria interesse em uma revanche contra Marreta em sua primeira defesa de título), mas agora falou que quer lutar com o (Israel) Adesanya. Não sei o que ele quer”, comentou o meio-pesado.
A possível disputa entre Blachowicz e Adesanya pelo título dos meio-pesado, que de acordo com as primeiras especulações só aconteceria a partir de janeiro de 2021, pode trazer outro inconveniente para o carioca. Caso vença o confronto contra Glover Teixeira neste sábado, ‘Marreta’, que já passou mais de um ano afastado dos octógonos, poderia se ver novamente em um considerável período longe da ação, enquanto aguarda a definição do vencedor do duelo entre os campeões. Questionado se aceitaria outra luta antes do ‘title shot’ para não atrapalhar seu ritmo de competição, o brasileiro revelou que só pensará sobre essa possibilidade após o compromisso contra o compatriota.
“Não pensei nisso ainda. Só vou saber disso depois da minha luta. Vencendo, eu vou conversar com meu empresário, com meus treinadores, e a gente vai ver o que fazer”, concluiu.
No MMA profissional desde 2010, Thiago ‘Marreta’ soma 21 vitórias, sendo 15 por nocaute, e sete derrotas em seu cartel. Em sua última apresentação no octógono mais famoso do planeta, o meio-pesado foi superado na decisão dividida dos juízes pelo então campeão da categoria Jon Jones, em julho do ano passado, no UFC 239, realizado em Las Vegas (EUA).