Neste sábado (8), Marcos ‘Pezão’ vai entrar no octógono com a missão de se recuperar no Ultimate e quebrar uma escrita que o persegue em suas últimas derrotas. Nas cinco vezes que o lutador deixou o cage com um resultado negativo, ele foi vítima de uma finalização. Para reverter o cenário, porém, o veterano contou com uma ajuda de peso na hora de afiar seu jogo de solo antes do duelo contra Maurice Greene, no UFC Vegas 26. Trata-se do multicampeão mundial da arte suave, Marcus ‘Buchecha’.
Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, ‘Pezão’ revelou que acredita que Greene vai querer capitalizar em cima do seu retrospecto na luta agarrada. Por isso, o peso-pesado admitiu que aproveitou a passagem do faixa-preta de jiu-jitsu na equipe ‘American Top Team’ para treinar e receber umas dicas. Atualmente, ‘Buchecha’ segue sua preparação para estreiar no MMA pelo ONE Championship.
“Acho que ele vai querer agarrar, fazer esse jogo embolado para me cansar. Mesmo sendo finalizado nas últimas derrotas, tenho bom jiu-jitsu, sou faixa-preta e peguei competindo. Aqui na American Top Team o ‘Buchecha’ e estava treinando com ele, conversamos bastante. Ele elogiou bem meu jiu-jitsu e disse que estava difícil treinar comigo, porque faço um ‘antijiu-jitsu’, por cima, amassando. Tenho um jogo superior ao dele (Greene), não sou finalizador, mas tenho jiu-jitsu que controlo bem. Se vier para essa tática, eu vou ficar por cima e me sair melhor”, disse o atleta, antes de concluir.
“A deficiência dele é o meu forte e vice-versa. Então trocamos muita figurinha, fizemos muitos treinos. Ele me passou muita coisa que só acrescentou no meu jogo. Então é chegar lá e soltar. Bem fisicamente ninguém me segura”, completou o peso-pesado.
Embora esteja ciente dos perigos de Greene, ‘Pezão’ admitiu que vê esse duelo com bons olhos. De acordo com o peso-pesado, uma vitória sobre o americano pode lhe dar a confiança para retomar uma sequência de vitórias na liga, o que não acontece desde 2014. Além disso, o brasileiro planeja aproveitar a mídia em volta do americano.
“Ele é bem duro e conhecido. Qualquer vitória é vitória, mas foi uma ótima luta por cima, ele tem ótima mídia, estilo provocador. Eu estou com a cabeça bem boa para a luta e acredito fielmente na vitória. (…) Estou com contrato novo, ainda tenho mais três lutas. Então estou pronto para tudo para dar meu melhor”, afirmou o paulista de 35 anos.
Semifinalista da terceira edição do TUF Brasil, Marcos ‘Pezão’ estreou no Ultimate em maio de 2014, com triunfo sobre Richardson Moreira. Desde seu debute, no entanto, o peso-pesado tem alternado vitórias e derrotas na organização. Em sua última apresentação, o brasileiro foi finalizado por Alexander Romanov ainda no primeiro round de um duelo no UFC Vegas 9, que aconteceu em novembro de 2020.