Siga-nos

Entrevistas

Marcos Parrumpa revela que vetou volta de Alexandre Pantoja no UFC 327

O treinador Marcos Da Matta revelou que houve uma tentativa de casar uma revanche imediata entre Alexandre Pantoja e Joshua Van no UFC 327, realizado no dia 11 de abril, em Miami (EUA). Em entrevista ao podcast ‘Direto de Vegas‘, projeto da Ag Fight, ‘Parrumpa’ esclareceu os motivos que o levaram a vetar o retorno do ex-campeão peso-mosca (57 kg) ao octógono no UFC 327.

Segundo o profissional da ‘American Top Team’, a decisão foi tomada com foco na preservação da saúde e da carreira do atleta, que ainda se recuperava de uma lesão. No entanto, a equipe recusou prontamente a possibilidade, ao entender que o ex-campeão não estaria em plenas condições físicas para competir em alto nível naquele momento.

“Absolutamente não. A primeira opção era a gente. ‘Vamos fazer Pantoja vs Van 2, em Miami, dia 11 de abril?’. Não! ‘Não tem como?’. Não! Eu não vou deixar o Pantoja entrar 60%, dar uma m***, o garoto ganha e ia ser: ‘Olha lá. Ganhou essa e a outra também ia ganhar’. Então, não. Ele poderia estar pronto no começo de junho, para estar 100%”, afirmou o treinador.

O UFC 327 chegou a ter previsto um confronto pelo cinturão dos moscas entre Van, atual campeão, e Tatsuro Taira. A luta, no entanto, acabou adiada devido a um problema físico do detentor do título, o que impactou diretamente os planos da organização para o evento e abriu novas possibilidades no card.

O carioca, por sua vez, havia perdido o cinturão justamente diante de Van após sofrer uma lesão no cotovelo durante o combate no UFC 323, em dezembro de 2025, sendo obrigado a desistir do confronto. Desde então, o ex-campeão iniciou um processo de recuperação monitorado de perto por sua equipe, que optou por adotar uma abordagem mais conservadora. Parrumpinha detalhou ainda que, mesmo com o interesse do UFC em antecipar a volta do atleta, o time preferiu desacelerar ao perceber que o cenário ideal não se concretizaria.

Quando a gente sentiu que o interesse estava grande, de repente eles vão colocar para maio. Nem eu, nem você, nem abril, nem junho. A gente começou a acelerar. O braço já estava bem perto do que a gente queria. Começamos a treinar. Aí veio a notícia de que eles fecharam Taira vs Van para Miami. Eles precisavam de alguém para Miami. Então a gente parou”, explicou.

Não é não!

De acordo com o treinador, a prioridade passou a ser a recuperação completa da lesão, evitando riscos desnecessários que poderiam comprometer a carreira do atleta. A equipe, então, optou por interromper os treinos mais intensos, como o sparring, e focar na reabilitação, além de ajustes na preparação física e técnica.

“Queriam que o Pantoja lutasse uma semana depois. Eu falei: ‘Se eu falei não em janeiro, o que leva vocês a acreditar que eu vou dizer sim agora? Não. É não!’. Queriam que ele lutasse com o Taira em abril, em Miami (após o problema do Joshua Van). Se tem alguma coisa menos do que zero, era essa a chance”, concluiu.

Ainda sem data oficial para voltar, o lutador já projeta seu retorno ao octógono, agora com a expectativa de competir em plena forma e sem limitações físicas. A estratégia adotada visa garantir que o ex-campeão retorne em condições ideais, evitando prejuízos a longo prazo em sua trajetória na divisão dos moscas.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok

Natural do Rio de Janeiro, Geovanne Peçanha se formou em jornalismo na Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso). Com passagens por Lance!, CBF TV, FERJ e outros, é um fanático por esportes. Ex-praticante de Muay Thai, se apaixonou pelo MMA.

Mais em Entrevistas