Siga-nos
exclusivo!
Diego Ribas/PxImages

Entrevistas

Manel Kape revela desejo de lutar no possível card de estreia do UFC na África

Até poucos meses atrás, o UFC tinha no seu plantel três donos de cinturão nascidos na África. Mesmo com as quedas de Kamaru Usman e Israel Adesanya, agora ex-campeões das divisões dos meio-médios (77 kg) e médios (84 kg), e com a indefinição sobre a continuidade de Francis Ngannou (campeão dos pesados), a entidade dirigida por Dana White ainda mantém o desejo de expandir sua marca no continente, levando um evento para o território africano no futuro próximo. E quem está de olho em uma vaga no possível show é o peso-mosca (57 kg) Manel Kape.

Nascido em Angola e radicado em Portugal, Kape é um dos principais representantes do continente africano no MMA mundial na atualidade. O ex-campeão do Rizin chegou ao UFC em 2021 e, após um início de caminhada conturbado, conseguiu se estabelecer como um dos tops da divisão até 57 kg da organização. Neste sábado (17), o angolano volta ao octógono mais famoso do mundo para encarar David Dvorak, no card da edição ‘Vegas 66’, mas não perde de vista a possibilidade de atuar em ‘casa’.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight, Manel Kape admitiu ter interesse em fazer parte do potencialmente histórico evento que o UFC planeja promover no território africano. Vale destacar que, recentemente, Dana White, mandatário do Ultimate, reiterou seu desejo de levar a companhia para a África e indicou que o show poderia acontecer, inclusive, já na próxima temporada.

“Claro (gostaria estar no UFC África). Qualquer card que seja enorme, de grande dimensão, eu acho que eu deveria estar sempre mencionado. E, claro, faz sentido. Na África, o continente onde eu nasci, e tenho lá bastantes fãs no meu país, em Angola, e outras partes da África. Faz sentido, claro, eu estar em um card lá”, afirmou Kape.

Além de Francis Ngannou, Israel Adesanya, Kamaru Usman e, claro, de Manel Kape, a África possui outros lutadores nascidos em seu território ou com sua origem ligada ao continente no plantel do UFC. O sul-africano Dricus du Plessis, o tunisiano Mounir Lazzez, e os nigerianos Sodiq Yussuf, Kennedy Nzechukwu e Mohammed Usman (irmão de Kamaru) são alguns atletas que podem fazer parte de um futuro card do Ultimate programado para acontecer em solo africano.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Entrevistas