Entrevistas

Manel Kape relembra discussão com Adesanya no UFC 293: “Tamanho não é documento”

Manel Kape ficou conhecido por ser um lutador de personalidade forte longe dos octógonos. E um incidente de setembro de 2023 ajudou a construir tal fama. Na oportunidade, durante a coletiva de imprensa do UFC 293, na Austrália, o peso-mosca (57 kg) roubou a cena ao protagonizar uma acalorada discussão com o então campeão peso-médio (84 kg) da entidade, Israel Adesanya. Em recente entrevista ao ‘Direto de Vegas’, projeto da Ag Fight em formato de podcast, ‘Starboy’, como o angolano é conhecido, relembrou a altercação e deu detalhes da interação com ‘Izzy’.

Em ascensão na categoria, Kape havia sido escalado para enfrentar Kai Kara-France no evento. Entretanto, o neozelandês precisou se retirar do duelo de última hora, abrindo espaço para o estreante Lipe Detona ocupar a vaga. Durante a coletiva do show, o seu antigo rival estava na plateia e tirou Manel do sério. Para defender seu parceiro de equipe na ‘City Kickboxing’, Adesanya, que liderava o UFC 293, levantou e confrontou o angolano. Apesar da diferença de tamanho, Manel não se intimidou e bateu boca com ‘Izzy’. Ambos precisaram ser contidos pelos seguranças da companhia para não chegarem às vias de fato.

“Hoje estou de boa (com o Adesanya). Primeiro de tudo, tamanho não é documento. O Adesanya que foi se meter onde não foi chamado. Ele foi tomar as dores do Kai Kara-France e não as dele. Se ele estivesse quietinho e calado no lugar dele, não tinha passado aquela vergonha. Ele foi me responder porque eu atirei uma garrafa de água no Kai Kara-France (risos). Aí fiquei tipo: ‘Vai tomar no c***, esse assunto não é contigo’. Ele achou que com aquele tamanho iria intimidar alguém. Jamais! Ali eu ativei meu modo da rua. Na rua você não escolhe peso, tamanho. Se tiver que lutar com alguém grande, vai tu mesmo. E vale tudo na rua. É mordida, dedo no olho. E ele (Adesanya) definitivamente não está habituado a isso (risos)”, frisou Kape.

Rumos de lá para cá

Desde a confusão, os caminhos de Kape e Adesanya tomaram rumos diferentes. No próprio UFC 293, o peso-mosca saiu vitorioso contra Lipe Detona, enquanto o nigeriano, extremamente favorito contra Sean Strickland, perdeu o cinturão de forma inesperada à época. De lá para cá, ‘Starboy’ acumulou um tropeço e três vitórias, que o aproximaram de vez de um ‘title shot’. Por sua vez, ‘Izzy’ não sabe o que é vencer desde então. Em baixa, o ex-campeão tem apenas um triunfo nas últimas cinco rodadas e se afastou consideravelmente da disputa pelo cinturão que já foi seu.

Briga com Mokaev

A rixa com Adesanya não foi a única construída por Manel dentro do Ultimate. Um de seus adversários na empresa, Muhammad Mokaev talvez tenha sido o seu maior desafeto. Quando foram escalados para duelarem no UFC 304, em junho de 2024, os pesos-moscas teriam se estranhado do lado de fora do Instituto de Performance da liga, em Las Vegas. Posteriormente, às vésperas do combate, as equipes de Kape e Mokaev brigaram na Inglaterra, nas dependências do hotel reservado aos lutadores.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Matérias Recentes

Diego Lopes planeja mudanças em revanche com Volkanovski: “A ideia é surpreender ele”

Em 34 lutas como profissional de MMA, Diego Lopes nunca competiu contra o mesmo adversário…

29/01/2026

Vitor Petrino encara Steven Asplund após troca de adversário no UFC Vegas 114

O brasileiro Vitor Petrino terá um novo desafio pela frente no UFC Vegas 114. Inicialmente…

29/01/2026

Campeão do TUF, Diego Brandão estreia no Karate Combat em fevereiro

Primeiro brasileiro a se sagrar campeão de uma edição internacional do reality show 'The Ultimate…

29/01/2026

Volkanovski abre portas dos penas para possível luta contra Tsarukyan

O campeão peso-pena (66 kg) do UFC, Alexander Volkanovski, abriu as portas da categoria para…

29/01/2026

Oficial! Tyson Fury abandona aposentadoria e retorna ao boxe em abril

Agora é oficial. Como havia sido sugerido previamente, o ex-campeão mundial Tyson Fury vai abandonar…

28/01/2026

Iasmin Lucindo aceita suspensão de nove meses após violar política antidoping do UFC

Em novembro de 2025, surgiu como uma bomba inesperada a notícia de que Iasmin Lucindo…

28/01/2026