Entrevistas

Manel Kape declara paixão pela cultura brasileira antes de luta no UFC 304

Programado para acontecer neste sábado (27), em Manchester (ING), o UFC 304 contará com apenas dois atletas do Brasil no card. Porém, o país terá também um representante honorário no evento sediado na cidade inglesa: o peso-mosca (57 kg) angolano naturalizado português Manel Kape – um apaixonado pela cultura e pelo povo brasileiro.

Antes de subir no octógono mais famoso do mundo para enfrentar o promissor Muhammad Mokaev no UFC 304, Manel Kape conversou de forma exclusiva com a reportagem da Ag Fight (clique aqui) e detalhou sua relação com o Brasil. Mesmo residindo atualmente em Las Vegas (EUA), o angolano segue cercado de brasileiros e pela influência da cultura tupiniquim, que o acompanha desde a infância.

“Todo atleta brasileiro normalmente quando vem e eles percebem que eu falo português, eu tenho sempre uma boa relação com o povo brasileiro. É um povo que eu também considero o meu povo. Eu conheço muito, muito bem a cultura brasileira – muito mais que muitos brasileiros. E é algo que eu sou agradecido por isso. Não só (me aproxima) dos atletas, (mas) das pessoas. Eu adoro assistir novelas, desde criado pela minha mãe, que eram novelas brasileiras. Então, é uma cultura para mim que não é estranha, é uma cultura que eu abraço, tenho amigos brasileiros, colegas de treino, treinadores. E eu posso criticar, fazer críticas, porque sinto como também (sendo) minha cultura”, ponderou Kape.

Mentores no MMA e, até, nos negócios

Mais do que o gosto pela cultura, Manel Kape também utilizou a proximidade com o povo brasileiro para se tornar quem ele é hoje em dia. Se nas artes marciais mistas o peso-mosca se inspirou em grandes ícones do esporte tupiniquim, na vida fora do cage o angolano também um mentor brasileiro e com quem possui negócios no próprio Brasil.

“Muita gente não sabe, mas eu tenho negócios no Brasil com um parceiro meu, que é o Alex Hooligan – material de construção, limpeza urbana, na Bahia e no Rio (de Janeiro), principalmente. É uma pessoa que me ensinou. Eu digo que é o meu mentor a nível de negócios. E todas as minhas maiores referências são brasileiras, a nível de MMA também. Quando eu comecei o MMA, (Ronaldo) Jacaré, o jiu-jitsu, José Aldo, Anderson Silva, Maurício Shogun Rua… O meu jiu-jitsu é o jiu-jitsu brasileiro, de Manaus, do Kleber Repolho. Toda a minha mentoria é de brasileiros”, finalizou.

Oitavo colocado no ranking peso-mosca, Manel Kape encara Muhammad Mokaev neste sábado, no card do UFC 304, em Manchester, na Inglaterra. Vindo de quatro vitórias consecutivas na organização, o angolano ‘brasileiro’ busca ampliar sua boa fase para, quem sabe, se aproximar de uma disputa pelo cinturão da categoria, que atualmente está sob posse do carioca Alexandre Pantoja.

Matérias Recentes

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025

Processo por agressão sexual contra Conor McGregor é arquivado na Justiça

Protagonista de inúmeros episódios polêmicos fora dos octógonos, Conor McGregor tem um motivo a menos…

05/12/2025

Joshua Van minimiza diferença de experiência para Alexandre Pantoja antes do UFC 323

O ‘co-main event’ do UFC 323 deste sábado (6) tem sido encarado por fãs e…

05/12/2025