Entrevistas

Manel Kape declara paixão pela cultura brasileira antes de luta no UFC 304

Programado para acontecer neste sábado (27), em Manchester (ING), o UFC 304 contará com apenas dois atletas do Brasil no card. Porém, o país terá também um representante honorário no evento sediado na cidade inglesa: o peso-mosca (57 kg) angolano naturalizado português Manel Kape – um apaixonado pela cultura e pelo povo brasileiro.

Antes de subir no octógono mais famoso do mundo para enfrentar o promissor Muhammad Mokaev no UFC 304, Manel Kape conversou de forma exclusiva com a reportagem da Ag Fight (clique aqui) e detalhou sua relação com o Brasil. Mesmo residindo atualmente em Las Vegas (EUA), o angolano segue cercado de brasileiros e pela influência da cultura tupiniquim, que o acompanha desde a infância.

“Todo atleta brasileiro normalmente quando vem e eles percebem que eu falo português, eu tenho sempre uma boa relação com o povo brasileiro. É um povo que eu também considero o meu povo. Eu conheço muito, muito bem a cultura brasileira – muito mais que muitos brasileiros. E é algo que eu sou agradecido por isso. Não só (me aproxima) dos atletas, (mas) das pessoas. Eu adoro assistir novelas, desde criado pela minha mãe, que eram novelas brasileiras. Então, é uma cultura para mim que não é estranha, é uma cultura que eu abraço, tenho amigos brasileiros, colegas de treino, treinadores. E eu posso criticar, fazer críticas, porque sinto como também (sendo) minha cultura”, ponderou Kape.

Mentores no MMA e, até, nos negócios

Mais do que o gosto pela cultura, Manel Kape também utilizou a proximidade com o povo brasileiro para se tornar quem ele é hoje em dia. Se nas artes marciais mistas o peso-mosca se inspirou em grandes ícones do esporte tupiniquim, na vida fora do cage o angolano também um mentor brasileiro e com quem possui negócios no próprio Brasil.

“Muita gente não sabe, mas eu tenho negócios no Brasil com um parceiro meu, que é o Alex Hooligan – material de construção, limpeza urbana, na Bahia e no Rio (de Janeiro), principalmente. É uma pessoa que me ensinou. Eu digo que é o meu mentor a nível de negócios. E todas as minhas maiores referências são brasileiras, a nível de MMA também. Quando eu comecei o MMA, (Ronaldo) Jacaré, o jiu-jitsu, José Aldo, Anderson Silva, Maurício Shogun Rua… O meu jiu-jitsu é o jiu-jitsu brasileiro, de Manaus, do Kleber Repolho. Toda a minha mentoria é de brasileiros”, finalizou.

Oitavo colocado no ranking peso-mosca, Manel Kape encara Muhammad Mokaev neste sábado, no card do UFC 304, em Manchester, na Inglaterra. Vindo de quatro vitórias consecutivas na organização, o angolano ‘brasileiro’ busca ampliar sua boa fase para, quem sabe, se aproximar de uma disputa pelo cinturão da categoria, que atualmente está sob posse do carioca Alexandre Pantoja.

Matérias Recentes

Valter Walker enfrenta lutador sem pernas em luta de grappling no Karate Combat

O que parecia ter começado como mais uma brincadeira do brasileiro Valter Walker vai, ao…

28/12/2025

Diego Lopes abre o jogo e revela segredo por trás de queixo duro

Escalado para desafiar Alexander Volkanovski pelo cinturão peso-pena (66 kg) no UFC 325, na Austrália,…

28/12/2025

Israel Adesanya surpreende e revela torcida por ex-rival Alex Poatan

Uma das maiores rivalidades dos esportes de combate nos últimos tempos parece ter realmente ficado…

28/12/2025

Makhachev escala seleção russa e aposta no título em hipotética Copa do Mundo de MMA

Apesar de oficialmente não haver, de fato, uma competição entre países no MMA, existe uma…

28/12/2025

Filho e Pokémon! Charles Do Bronx aproveita recesso para fazer novas tatuagens; veja

O recesso de fim de ano do UFC é o momento em que muito lutadores…

28/12/2025

Diego Lopes explica relação com Jean Silva: “Não quero amizade”

O relacionamento de dois dos principais nomes do MMA brasileiro na atualidade parece não ter…

27/12/2025