Entrevistas

Manel Kape declara paixão pela cultura brasileira antes de luta no UFC 304

Programado para acontecer neste sábado (27), em Manchester (ING), o UFC 304 contará com apenas dois atletas do Brasil no card. Porém, o país terá também um representante honorário no evento sediado na cidade inglesa: o peso-mosca (57 kg) angolano naturalizado português Manel Kape – um apaixonado pela cultura e pelo povo brasileiro.

Antes de subir no octógono mais famoso do mundo para enfrentar o promissor Muhammad Mokaev no UFC 304, Manel Kape conversou de forma exclusiva com a reportagem da Ag Fight (clique aqui) e detalhou sua relação com o Brasil. Mesmo residindo atualmente em Las Vegas (EUA), o angolano segue cercado de brasileiros e pela influência da cultura tupiniquim, que o acompanha desde a infância.

“Todo atleta brasileiro normalmente quando vem e eles percebem que eu falo português, eu tenho sempre uma boa relação com o povo brasileiro. É um povo que eu também considero o meu povo. Eu conheço muito, muito bem a cultura brasileira – muito mais que muitos brasileiros. E é algo que eu sou agradecido por isso. Não só (me aproxima) dos atletas, (mas) das pessoas. Eu adoro assistir novelas, desde criado pela minha mãe, que eram novelas brasileiras. Então, é uma cultura para mim que não é estranha, é uma cultura que eu abraço, tenho amigos brasileiros, colegas de treino, treinadores. E eu posso criticar, fazer críticas, porque sinto como também (sendo) minha cultura”, ponderou Kape.

Mentores no MMA e, até, nos negócios

Mais do que o gosto pela cultura, Manel Kape também utilizou a proximidade com o povo brasileiro para se tornar quem ele é hoje em dia. Se nas artes marciais mistas o peso-mosca se inspirou em grandes ícones do esporte tupiniquim, na vida fora do cage o angolano também um mentor brasileiro e com quem possui negócios no próprio Brasil.

“Muita gente não sabe, mas eu tenho negócios no Brasil com um parceiro meu, que é o Alex Hooligan – material de construção, limpeza urbana, na Bahia e no Rio (de Janeiro), principalmente. É uma pessoa que me ensinou. Eu digo que é o meu mentor a nível de negócios. E todas as minhas maiores referências são brasileiras, a nível de MMA também. Quando eu comecei o MMA, (Ronaldo) Jacaré, o jiu-jitsu, José Aldo, Anderson Silva, Maurício Shogun Rua… O meu jiu-jitsu é o jiu-jitsu brasileiro, de Manaus, do Kleber Repolho. Toda a minha mentoria é de brasileiros”, finalizou.

Oitavo colocado no ranking peso-mosca, Manel Kape encara Muhammad Mokaev neste sábado, no card do UFC 304, em Manchester, na Inglaterra. Vindo de quatro vitórias consecutivas na organização, o angolano ‘brasileiro’ busca ampliar sua boa fase para, quem sabe, se aproximar de uma disputa pelo cinturão da categoria, que atualmente está sob posse do carioca Alexandre Pantoja.

Compartilhar
Publicado por
Neri Fung

Matérias Recentes

Dricus du Plessis desmente rumores de lesão e anima fãs: “Anúncio de luta em breve”

Nos últimos dias, fortes rumores indicavam que Dricus du Plessis havia sofrido uma lesão grave,…

24/04/2025

Exemplo! Carlos Prates atende pedido e raspa cabelo de fã do UFC com câncer; veja

Com pouco mais de um ano de casa no Ultimate, Carlos Prates já se tornou…

24/04/2025

Homem-Aranha nocauteia Super-Homem em evento de MMA na Rússia; veja

O ramo do MMA mundial é extremamente dominado pelo UFC - casa dos principais lutadores…

24/04/2025

Ian Garry alfineta Carlos Prates antes do UFC Kansas City: “Sou mais brasileiro que ele”

Apesar de ter nascido na Irlanda, Ian Garry criou uma ligação forte com o Brasil…

24/04/2025

Jaqueline Amorim busca quarta vitória seguida no UFC e mira atletas ranqueadas

Jaqueline Amorim vive o melhor momento de sua carreira no Ultimate. Com três vitórias consecutivas…

24/04/2025

Campeão do TUF, Mairon Santos enfrenta Sodiq Yussuf no UFC Vegas 106

Não demorou muito para que Mairon Santos acertasse os detalhes de seu retorno aos octógonos.…

24/04/2025