Um dos principais destaques da quinta temporada do programa ‘Contender Series’, Jailton ‘Malhadinho’ Almeida faz sua estreia no UFC neste sábado (5), contra o também brasileiro Danilo Marques, no card preliminar da edição ‘Vegas 47’. O meio-pesado (93 kg) baiano chega ao principal evento do mundo com a expectativa de justificar os elogios feitos por Dana White ao contratá-lo e o alerta feito por ele próprio aos seus rivais de divisão.
Após finalizar o até então invicto lutador russo Nasrudin Nasrudinov, no ‘Contender’, Jailton – em entrevista pós-luta – mandou um recado direcionado para os meio-pesados do Ultimate: “eu sou o novo Khabib (Nurmagomedov) da 93 (kg). Quem for 93 (kg) corra porque eu estou chegando”. Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight, às vésperas de sua estreia, ‘Malhadinho’ explicou a analogia e revelou de onde surgiu a ideia de tentar emular o estilo de luta do ex-campeão peso-leve (70 kg) do UFC.
De acordo com o lutador baiano, a ideia de ‘copiar’ Khabib surgiu após a derrota para Bruno Assis, no ‘Shooto Brasil’, em 2018, curiosamente o último revés sofrido por ‘Malhadinho’ na carreira. O estilo seguro e, ao mesmo tempo, eficaz com que o russo conquistava suas vitórias encantou o meio-pesado, que passou a treinar e colocar em prática o novo jogo em suas pelejas. E, ao que parece, o resultado foi excelente, tendo em vista que Jailton chega ao UFC com nove vitórias consecutivas, todas pela via rápida.
“Esse estilo de luta, eu comecei a me adaptar depois da minha derrota no Shooto, que foi a última derrota que eu tive. Desde então, eu comecei a adaptar meu jogo para esse lado. Eu passei a assistir as lutas do Khabib – foi logo quando ele ganhou o cinturão do UFC – e falei: ‘Rapaz, esse cara luta e não toma um soco, bota o adversário para baixo com uma facilidade. Segura o cara embaixo e quando o cara sobe, ele já está cansado, não consegue dar um soco. Vou passar a estudar esse jogo’. Estudei e até hoje estou aplicando esse jogo”, contou ‘Malhadinho’, que, apesar de reconhecer que o estilo adotado por ele pode produzir lutas menos empolgantes, promete não perder o ímpeto na busca pela vitória pela via rápida.
“Na verdade, o jogo que eu faço é muito ‘truncado’, e eu busco a finalização muito rápido. Então, as coisas acontecem de forma muito veloz e eu acabou terminando as lutas pela via rápida. O UFC pode esperar que eu vou fazer isso, buscar terminar logo a luta, ou botando para baixo e finalizando, ou nocauteando em pé. (…) Eu estou ficando muito craque nesse jogo, é um jogo que eu treino muito. Meu treinador falou que esse jogo já está no meu corpo, já está automático. Mas eu quero aprimorar mais ainda”, finalizou Jailton.
Aos 30 anos de idade, Jailton Almeida chega ao UFC com um cartel de 14 vitórias, todas por nocaute ou finalização, e apenas duas derrotas. Neste sábado, pelo card preliminar da edição ‘Vegas 47’, o baiano terá pela frente Danilo Marques, que iniciou sua trajetória no Ultimate com dois triunfos seguidos, mas foi derrotado em sua última apresentação.