Entrevistas

Malhadinho cita aprendizados com derrota e traça meta para o UFC 302: “Voltar a finalizar”

Existe uma máxima nos esportes de combate que diz que ‘ou você vence, ou você aprende’. E Jailton Almeida sabe bem o que é isso. Após ver sua sequência de invencibilidade no Ultimate chegar ao fim com a mais recente derrota para Curtis Blaydes, ‘Malhadinho’ soube tirar valiosas lições da experiência. E neste sábado (1º), no UFC 302, em Newark (EUA), o peso-pesado brasileiro busca colocá-las em prática para dar a volta por cima e voltar ao caminho das vitórias.

Depois de enfileirar seis triunfos consecutivos na organização, Malhadinho mediu forças com Blaydes, em março, e conseguiu impor seu ritmo dominando o americano no primeiro assalto. Na volta para o segundo round, porém, o atleta da Bahia ‘telegrafou’ uma entrada de queda e acabou sofrendo com golpes de cima para baixo, que liquidaram a fatura. Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight, Jailton admitiu que faltou tranquilidade para se aproximar e evitar uma exposição desnecessária. Com a derrota, o brasileiro precisou aprender outra lição valiosa: lidar com os famosos ‘haters’ nas redes sociais.

“Eu acho que o fator tranquilidade ali na volta do round foi o fator principal dessa luta, onde ele já tinha feito alguma estratégia na cabeça. Eu fui muito afoito para poder fazer, ele já estava ligado na posição. E acabou dando errado. Outra coisa que vejo também é a galera que está torcendo, falando que eu era prospecto e não sei o que. E hoje, muita gente fala que: ‘Ah, ele é apenas mais um’. Acho que essa galera que fala (besteira) não são meus fãs. Tem aqueles ‘haters’ de internet que ficam mandando mensagem, aí eu acabo vendo. Mas não absorvi nada, graças a Deus. Só absorvi coisas boas. Depois dessa luta eu refleti muito sobre minha vida e minha carreira profissional”, ponderou Jailton.

De volta às raízes

Desde que foi revelado pelo ‘Contender Series’, em 2021, Malhadinho surpreendeu os fãs pela sua taxa de letalidade, vencendo pela via rápida seis combates consecutivos – que, sequer, chegaram ao terceiro round. O cenário, porém, mudou em suas duas últimas apresentações. Mais cauteloso e menos incisivo, o brasileiro venceu Derrick Lewis na decisão dos juízes e, em seguida, acabou nocauteado por Blaydes. Disposto a voltar às raízes, o wrestler da Bahia aposta suas fichas na luta agarrada para voltar a finalizar no octógono mais famoso do mundo.

“Depois dessa derrota, eu pensei muito. Mudei o estilo de luta, o estilo de jogo, mas com a mesma estratégia montada, óbvio. Para a gente começar a fazer frente com esses caras (do top 5). Quero (retomar) o estilo de voltar a finalizar, a buscar finalizações, buscar o nocaute técnico. Meu estilo é esse, sempre buscando a finalização para poder acabar com a luta. A gente viu as últimas lutas e viu que precisava trabalhar mais essa parte do ‘ground and pound’ e das finalizações também”, projetou o peso-pesado da equipe ‘Galpão da Luta’.

Escalado para o card principal do UFC 302, Malhadinho, número 7 do ranking, terá a missão de enfrentar Alexandr Romanov, que vem de vitória e ocupa a 13ª colocação entre os pesados. O card numerado é liderado pela disputa de cinturão dos pesos-leves (70 kg), encabeçada pelo campeão Islam Makhachev e o desafiante Dustin Poirier.

Matérias Recentes

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025

Processo por agressão sexual contra Conor McGregor é arquivado na Justiça

Protagonista de inúmeros episódios polêmicos fora dos octógonos, Conor McGregor tem um motivo a menos…

05/12/2025