Tudo indicava que Jailton Malhadinho voltaria rapidamente ao octógono do Ultimate em busca de recuperação após perder sua invencibilidade na liga no dia 9 de março, em derrota para Curtis Blaydes. Mas o especulado confronto contra Alexander Volkov, que aconteceria no UFC 302, em junho, não vai mais acontecer, e o russo, inclusive, já tem novo compromisso agendado. E a confusão sobre seu futuro parece ter pego o peso-pesado baiano de surpresa.
Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight (clique aqui), Malhadinho abriu o jogo sobre o ‘cancelamento’ de sua luta contra Volkov. De acordo com o baiano, o contrato já havia sido inclusive assinado por ele, mas, sem uma explicação prévia, os planos da organização mudaram. Volkov, vale lembrar, foi confirmado como um dos integrantes do card de estreia do UFC na Arábia Saudita, marcado para o dia 22 de junho, e medirá forças com seu compatriota Sergei Pavlovich.
“Na verdade, Mick (Maynard) ofereceu para a gente a luta (contra Volkov). A gente aceitou, assinou o contrato também. Depois o Mick ligou, conversou com meu empresário, eu não sei de nada ainda. Meus empresários Leo Pateira e (Tiago) Okamura que estão agilizando isso, eu não sei de nada. Eu só estou treinando mesmo. Ele falou: ‘Continue o treino que já já te dou notícias’. Até agora não me ligou, não falou nada e eu estou só esperando aqui”, contou Malhadinho.
Pronto para o chamado
Apesar do Ultimate ter desistido de promover seu duelo contra Alexander Volkov, pelo menos neste momento, Jailton se mantém pronto para o próximo chamado da liga. Como já havia voltado aos treinamentos, a fim de se preparar para o combate contra o russo, Malhadinho seguirá sua rotina e ficará à espera de uma nova oferta de luta por parte da organização presidida por Dana White, de preferência para um compromisso ainda neste primeiro semestre de 2024.
“Eu descansei esses dias, voltei a treinar essa semana. Depois apareceu a luta contra Volkov, é aí que funcionário tem que trabalhar. Então, eu comecei a preparação. A gente está treinando, independentemente de ter luta ou não, a gente tem que estar sempre preparado. Porque a gente não sabe o dia de amanhã, vai que apareça uma luta aí. Mas eu pretendo fazer uma luta ainda nesse semestre para tirar esse gosto amargo da derrota”, concluiu.
Aos 32 anos, Jailton Almeida é a principal esperança brasileira no peso-pesado do UFC. Atual 7º colocado no ranking da categoria, ‘Malhadinho’ iniciou sua trajetória na liga com seis vitórias seguidas, mas acabou derrotado por Curtis Blaydes, via nocaute, em sua mais recente apresentação. O fim de sua invencibilidade na entidade freou sua ascensão rumo ao topo da divisão, mas o baiano continua sendo uma grande aposta para o futuro.