Siga-nos
exclusivo!
Islam Makhachev posa para foto durante o media day do UFC 322
Disposto a ampliar seu legado no MMA e UFC, o russo afastou os rumores de uma eventual aposentadoria - Diego Ribas/Ag Fight

Entrevistas

Makhachev afasta rumores de aposentadoria antes do UFC 322: “Posso lutar mais anos”

No meio do MMA, há quem diga que a carreira de Islam Makhachev pode estar com os dias contados. Mas os fãs do russo podem ficar mais tranquilos. Em meio à rumores de uma possível e iminente aposentadoria, o ex-campeão peso-leve (70 kg) fez questão de desmentir os boatos e reforçar seu desejo de seguir na ativa. Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight, o wrestler do Daguestão (RUS), hoje aos 34 anos, afirmou que consegue manter o nível de excelência na modalidade por, ao menos, mais algumas temporadas. 

A desconfiança sobre o assunto se justifica. Afinal de contas, Khabib Nurmagomedov, seu amigo, treinador e principal mentor no MMA, pendurou as luvas com apenas 32 anos, em seu auge físico e técnico. Mas Islam relembra que, na oportunidade, ‘The Eagle’ se afastou do esporte a pedidos da mãe e logo após o falecimento do pai. E, por mais que sua matriarca também não seja uma entusiasta dos esportes de combate, Makhachev destaca que há uma maior margem para diálogo nas conversas com sua progenitora.

O Khabib se aposentou porque a mãe dele pediu. A minha mãe também não gosta disso (luta). Mas vamos ver como serão as conversas. Eu quero lutar mais, porque sou bom nisso. Não sou bom em outras coisas porque fiz MMA a minha vida toda. Lutei pela última vez em janeiro e lutarei agora em novembro. Faz muito tempo. Lutar é algo que me faz falta já depois de umas semanas. Uma semana após (a última luta), já comecei a treinar de novo. Porque fiz isso a vida toda, e eu amo treinar. Minha mãe já me pediu (para parar) muitas vezes. Mas ainda consigo conversar com a minha mãe. Não é algo que ela diga e queira tanto. Ela também me ouve. Sei que ainda posso lutar em alto nível por mais anos”, frisou Islam.

De olho na Casa Branca

Neste sábado (15), Makhachev entra em ação na luta principal do UFC 322, em Nova York (EUA). Após reinar soberano até 70 kg, o russo subiu de categoria em busca do bicampeonato. Do outro lado do octógono, estará Jack Della Maddalena, atual campeão dos meio-médios (77 kg). Mesmo com um confronto desta magnitude no horizonte, o pupilo de Khabib já faz planos futuros a médio prazo, com um alvo claro em mente: competir no UFC Casa Branca, em junho de 2026.

“Todo mundo está falando sobre (o evento) na Casa Branca. Pela primeira vez na história e talvez única. Então é onde eu quero lutar (na próxima rodada). Lá na Casa Branca”, destacou o wrestler russo.

Além do confronto entre Makhachev e Maddalena, o card do UFC 322 conta com mais uma disputa de cinturão. No ‘co-main event’ da noite, Valentina Shevchenko tenta defender o título dos peso-mosca (57 kg) feminino contra Weili Zhang, ex-campeã peso-palha (52 kg) que subiu de divisão, assim como Islam, em busca de um bicampeonato na entidade.

*A reportagem da Ag Fight está viajando a convite da Spaten.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em Entrevistas