Neste sábado (7), José Aldo volta a pisar no octógono mais famoso do mundo, quando encara o compatriota Pedro Munhoz, no UFC 265, que será realizado em Houston (EUA). Esta apresentação será especial para o atual número cinco do ranking do peso-galo (61 kg) da liga, pois no dia 30 de abril deste ano, o brasileiro completou dez anos defendendo a bandeira do Ultimate, um fato marcante na carreira de qualquer competidor.
Dessa maneira, a reportagem da Ag. Fight, em bate-papo exclusivo com o atleta (clique aqui), entrou no túnel do tempo com Aldo para descobrir algumas curiosidades do lutador nesta década de UFC. Quem não gostaria de saber quem foi o rival mais duro na carreira do manauara? E qual a melhor luta no Ultimate? De momentos inesquecíveis, o brasileiro viveu muitos no octógono, mas qual foi o maior? O ‘Campeão do Povo’ abriu o jogo.
Na sua história no UFC, José Aldo sempre enfrentou adversários de alto nível, muito pelo fato de já começar sua trajetória lutando no topo do peso-pena (66 kg). Questionado sobre quem foi o oponente mais difícil que já teve pela frente, o brasileiro não pestanejou.
“O Chad Mendes. Ele foi um cara bem duro que enfrentei. A gente vinha em uma crescente grande na carreira. Foi bem difícil, ele era um cara bem duro no wrestling, forte, explosivo, então o Chad Mendes foi um cara bem duro de se enfrentar”, apontou.
Louis Grasse
De 2011 a 2017, José Aldo fez 11 apresentações seguidas valendo o cinturão do peso-pena do Ultimate. Destas aparições, o brasileiro teve atuações marcantes e vitórias maiúsculas para seu cartel. Porém se tivesse que apontar uma única luta em que achou que teve uma performance soberana, o lutador citou uma contra um velho conhecido.
“Eu sempre falo que quando venço, sempre considero a melhor atuação que fiz. Mas a segunda com o Chad Mendes (em 2014) no Maracanãzinho foi uma atuação épica. Tanto que a gente ganhou a melhor luta daquele ano”, revelou o atleta.
José Aldo já elegeu o lutador mais duro que enfrentou nesses dez anos de UFC e a melhor atuação dentro do octógono. Mas e o momento inesquecível que o competidor viveu pela liga? Muitas pessoas poderiam dizer que foi a comemoração com a galera no Rio de Janeiro, em 2012, após vencer Chad Mendes. Mas o ‘Campeão do Povo’ surpreendeu.
“A luta contra o Mark Hominick, no Canadá, com 55 mil pessoas no estádio. Eu praticamente unifiquei o título. Eu vim do WEC sendo campeão, mas ali sim eu pude lutar e me sentir campão de verdade. Aquele momento foi inesquecível para mim”, disse.
No MMA profissional desde 2004, José Aldo, de 34 anos, disputou 17 lutas, venceu 11 e perdeu seis vezes. Atualmente, o atleta se encontra em quinto lugar no ranking do peso-galo. Seus triunfos de maior destaque na organização foram diante de Chad Mendes (duas vezes), Frankie Edgar (duas vezes), Kenny Florian, Urijah Faber e ‘Zumbi Coreano’.