Siga-nos
exclusivo!
De óculos escuros, Joanderson Tubarão posa para foto durante o media day do UFC Vegas 105
O striker brasileiro planeja usar seu histórico com Diego Lopes para agilizar seu caminho até o topo - Diego Ribas/Ag Fight

Entrevistas

Joanderson Tubarão cita Diego Lopes como trunfo para agilizar corrida até o cinturão do UFC

Apesar de ser apontado como um atleta dono de um futuro promissor entre os pesos-penas (66 kg), Joanderson Brito sequer figura no top 15 da categoria no momento. Mas este cenário pode mudar rapidamente, segundo o próprio. Atento ao que acontece no pelotão de elite da divisão, ‘Tubarão’ possui um trunfo na manga para acelerar seu processo de ascensão até o cinturão do UFC: seu histórico com Diego Lopes, número 3 do ranking e próximo desafiante ao título.

Em agosto de 2021, quando ambos ainda buscavam uma vaga no Ultimate, Joanderson e Diego mediram forças no ‘Contender Series’. E na ocasião, quem levou a melhor foi Tubarão, que derrotou o compatriota na decisão dos juízes. Dado o contexto, o plano do atleta da ‘Chute Boxe João Emílio’ é claro: torcer por uma vitória de Lopes contra Alexander Volkanovski, no UFC 314. Com o especialista em jiu-jitsu no posto de campeão, um de seus algozes do passado, como Tubarão, pode ser ‘acelerado’ até um ‘title shot’ – situação similar à que ocorreu com Alex ‘Poatan’ e Israel Adesanya.

Vou estar torcendo pelo Diego Lopes (no UFC 314). Vou torcer para ele. Acredito que o UFC já está encaminhando alguma coisa, porque luto no sábado e ele já luta no outro final de semana. Eu já ganhei ele no ‘Contender’. Ele já ganhou do Sabatini. Então acredito que eu tendo uma vitória com convicção, uma vitória boa e ele vencendo o cinturão, o UFC dali já começa a encaminhar alguma coisa. O fato de eu torcer por ele não é por ele ser brasileiro, mexicano nem nada disso. É só pelo simples fato de eu ter ganhado dele. E ele ganhando o cinturão, se eu ganhar mais uma duas, três lutas, já (posso) estar disputando o cinturão com ele”, destacou Joanderson.

Fazer o dever de casa

Mas para sonhar com voos mais altos e mirar desafios maiores, Tubarão quer, primeiramente, fazer seu dever de casa. Vindo de sua primeira – e contestada – derrota no Ultimate, o brasileiro quer voltar à coluna das vitórias em grande estilo. Em sua visão, um grande desempenho neste sábado (5), contra Pat Sabatini, no UFC Vegas 105, pode ajudar para que seu plano se concretize. O duelo contra o grappler americano servirá como ‘co-main event’ da noite.

Com certeza, não tenho dúvidas disso (Diego campeão pode acelerar meu processo). Sempre falo que me importo muito comigo. Não me importo com ‘A ou B’. Preciso fazer um bom trabalho e trazer uma boa vitória. Porque não adianta o UFC ter milhares de planos se eu não corresponder aquilo. Então primeiro tenho que ganhar bem para depois o UFC querer trabalhar comigo”, frisou o striker do Maranhão.

Além de Tubarão, o ‘Esquadrão Brasileiro’ será representado em peso no UFC Vegas 105 com mais cinco atletas em ação. Curiosamente, Joanderson é o único escalado para o card principal. Já na parcela preliminar do show, Talita Alencar enfrenta Vanessa Demopoulos, Istela Nunes mede forças com Loma Lookboonmee e Dione Barbosa duela contra Diana Belbita. Já entre os homens, Pedro Falcão encara Victor Henry, enquanto Daniel ‘Willycat’ se testa contra Davey Grant.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em Entrevistas