Siga-nos

Entrevistas

Jean Silva atrela falha na pesagem do UFC 303 a acidente: “Caí da escada e desmaiei”

Escalado para o card preliminar do UFC 303, Jean Silva brilhou ao nocautear Charles Jourdain. Mas a performance convincente dentro do octógono não impediu que o brasileiro tivesse seu nome atrelado a um incidente negativo antes do evento. Na pesagem oficial do show, ‘Lord’, como é conhecido, falhou na balança e excedeu o limite dos pesos-penas (66 kg) em cerca de 600 gramas. Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight, o atleta da Fighting Nerds revelou que um acidente horas antes da cerimônia atrapalhou seu corte de peso.

De acordo com o relato de Jean, tudo estava nos conforme. Entretanto, ao se deslocar de seu apartamento em direção ao Instituto de Performance do UFC, o brasileiro caiu da escada e chegou a perder a consciência. A queda gerou uma série de lesões em seu corpo – a mais séria delas no ombro esquerdo. Sem condições sequer de se locomover naturalmente, Silva precisou requisitar permissão do Ultimate para tomar infiltrações a fim de se manter em condições de competir no evento.

“Consegui identificar sim (o que houve). Sempre faço meu corte de peso muito bem. Mas sendo bem sincero, a gente acordou de madrugada para fazer o corte das últimas 500 gramas. Acordei e estávamos nos encaminhando para o ‘PI’ para terminar de cortar o peso. Mas, cara, eu caí da escada, desci rolando a escada. Infelizmente estou com uma lesão gravíssima no ombro, onde tivemos que fazer uma infiltração. Meu empresário teve que falar com o UFC para liberar essa infiltração para eu poder lutar. Foi na manhã de sexta, (caí) no ‘Airbnb’ que a gente pegou, desci rolando a escada, apaguei. A galera me encontrou. Foi (lesão) no (ombro) esquerdo. Desmaiei, caí, bati a cabeça, machuquei a canela, o ombro, as costas e o cóccix. E não deixaram mais eu cortar o peso. Não conseguia andar, me mexer”, relembrou Jean.

Críticas e atrito com os fãs

Dono de uma personalidade arrojada, ‘Lord’ antes mesmo de entrar em ação no UFC 303 previa uma espécie de atrito com os fãs brasileiros que, segundo o próprio, não estão habituados com atletas com tal carisma mais ácido. E a rixa prevista veio antes mesmo do combate, após a pesagem. Depois de falhar na balança, Jean recebeu uma chuva de críticas do público nacional e lamentou tal atitude, já que os torcedores não sabiam do que havia ocorrido nos bastidores.

“Não teve nada de errado. Se você for parar para analisar, eu trabalho a vida toda. Acha que eu vou chegar aqui e não bater o peso? Deixar de ganhar bolsa. Sempre lutei de graça. Acho que também falta empatia do nosso público, do nosso povo brasileiro. Dar o benefício da dúvida para os nossos atletas. Não é fácil, mas ninguém aceita algo que não pode fazer. Eu estava no peso, faltavam 600 gramas. Fala sério, acham que não iria cortar 600 gramas? Não são 3 kg. Jura que não iria cortar 600 gramas?”, lamentou Silva.

Com a gana de se manter ativo, Jean ressaltou que gostaria de competir mais duas vezes até o final da temporada. Entretanto, o próprio admitiu que deve ficar um tempo de molho para tratar a lesão no ombro, oriunda do acidente que sofreu às vésperas do UFC 303. Após uma rápida análise, Silva pode ficar afastado por dois meses.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em Entrevistas