Siga-nos

Entrevistas

Jairzinho Rozenstruik mira nocaute contra Malhadinho: “Nada contra o Brasil”

Reconhecidamente um dos pesos-pesados com mais potência nos golpes, Jairzinho Rozenstruik já possui sete nocautes no octógono mais famoso do mundo – três deles contra brasileiros – e, neste sábado (13), essa lista pode aumentar. Na luta principal do UFC Charlotte, o surinamês encara o baiano Jailton ‘Malhadinho’ e deixa claro que seu objetivo é levar mais um atleta tupiniquim à lona.

Apesar do desejo de ampliar o histórico perfeito contra brasileiros dentro do octógono do UFC, Jairzinho – que recebeu esse nome em homenagem ao ex-jogador de futebol e campeão mundial Jair Ventura, o ‘Furacão’ da Copa do Mundo de 1970 – ressaltou seu carinho pelo Brasil, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight (clique aqui).

Nascido no Suriname – país que faz fronteira com o Brasil – e atleta da ‘American Top Team’, equipe que conta com muitos treinadores e lutadores brasileiros na Flórida (EUA), o peso-pesado fez questão de separar o lado profissional, no qual por vezes precisa enfrentar rivais tupiniquins, do pessoal. Dito isso, quando a porta do cage do UFC Charlotte fechar, Jairzinho garante que não se preocupará com a bandeira a qual seu oponente representa.

“Eu não tenho nada contra o Brasil. Eu amo o Brasil, tenho muitos brasileiros ao meu redor, tanto na Flórida como em casa (Suriname). Nós lutamos, queremos ganhar, nós dois queremos ganhar, mas não temos nada contra uns aos outros. É uma batalha e depois disso tudo volta ao normal. Essa luta é uma grande batalha para nós dois, e eu quero vencer, só isso”, explicou Jairzinho.

Em busca de mais um nocaute para o currículo

Mais do que a vitória sobre Jailton Malhadinho no sábado, Jairzinho Rozenstruik vai atrás de mais um nocaute na carreira. Oriundo do kickboxing, o atleta do Suriname levou 12 de suas 13 vítimas no MMA à lona, e pretende fazer o mesmo com o baiano, que possui um estilo de jogo de muita pressão na luta agarrada, ponto fraco do número 9 do ranking da categoria.

“Como eu sempre digo, qualquer erro, eu encosto nele e a luta acaba. Eu entro no octógono e sempre faço essa magia acontecer. Eu sempre nocauteio as pessoas. Espero que seja uma boa batalha. Quero vencer, além de tudo, eu espero que seja uma boa batalha. (…) A maioria das minhas lutas eu sempre procuro o nocaute. Eu tenho a força para fazer isso acontecer, é achar a abertura”, afirmou.

Histórico recente de Jairzinho e Malhadinho

Depois de uma carreira de sucesso no kickboxing, Jairzinho Rozenstruik migrou definitivamente para o MMA em 2017 – modalidade na qual já havia competido duas vezes cinco anos antes – e soma, desde então, 13 vitórias e quatro derrotas. No UFC, o surinamês venceu sete vezes, todas por nocaute, sendo três contra atletas nascidos no Brasil: Júnior Albini, Junior Cigano e Augusto Sakai, respectivamente.

Por sua vez, Jailton Almeida possui 18 triunfos e apenas dois reveses no cartel como profissional no MMA. Depois de conquistar seu contrato com o UFC através do programa ‘Contender Series’, Malhadinho estreou na organização presidida por Dana White em fevereiro do ano passado e já conquistou quatro vitórias, chegando à 12ª posição no ranking dos pesos-pesados e sendo apontado como uma das grandes promessas da categoria.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Entrevistas