Siga-nos
exclusivo!
Istela Nunes posa para foto no media day do UFC Vegas 105
Quase dois anos afastada por lesão, a peso-palha (52 kg) brasileira volta à ação neste sábado (5) - Diego Ribas/PxImages

Entrevistas

Istela Nunes desabafa após quase dois anos afastada por grave lesão: “Pensei em desistir”

A experiência de Istela Nunes no octógono mais famoso do mundo não é das melhores até então. Mas a última de suas aparições foi, definitivamente, a mais traumatizante. Na ocasião, em julho de 2023, enquanto enfrentava Victoria Dudakova, a brasileira sofreu uma grave lesão com apenas 34 segundos de luta. E a fratura no braço esquerdo fez mais do que somente afastar a peso-palha (52 kg) por quase dois anos das competições. De acordo com a própria, a contusão quase colocou um ponto final em sua carreira como lutadora profissional.

Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight, Istela admitiu que nada – nem mesmo as derrotas – a abalaram tanto quanto sua mais recente lesão. Vindo de uma sequência negativa no Ultimate, a brasileira, por pouco, não pendurou as luvas após fraturar o braço. Com força de vontade, porém, Nunes conseguiu se recompor e, neste sábado (5), no UFC Vegas 105, diante de Loma Lookboonmee, fará seu aguardado retorno à ativa.

“Minha mente é blindada. Claro que muitas vezes já pensei: ‘Vou desistir disso’. Mas não tem como. Com certeza (pensei em parar). Nessa minha última luta, em que machuquei meu braço. Nunca pensei em desistir nas lutas que perdi e tudo mais, sempre fiquei (mais) motivada. Mas essa derrota me levou do (lugar) mais escuro até o mais claro agora. Mas pensei sim várias vezes em desistir. Tipo: ‘Ah, deu para mim. Não vou fazer isso mais não. Por que aconteceu isso comigo?’. Mas tudo nos planos de Deus. Melhorei muito como ser humano, em tudo, da minha última luta para cá”, desabafou Istela.

Animada para fazer o que mais ama

Para além da ânsia por voltar a se testar no palco mais competitivo do mundo, Nunes sentia falta de retomar sua rotina como atleta. Com saudades dos treinos, a brasileira chegou até a antecipar uma recomendação médica para voltar à academia. A decisão, porém, não se provou das mais acertadas, visto que uma lesão prolongou ainda mais o processo de reabilitação. Ciente do que precisava fazer, Istela não pulou mais etapas e agora está 100% preparada para fazer o que mais ama novamente.

“Estou muito feliz em estar de volta. Estava louca para voltar a lutar, para voltar a treinar, o principal. Muita coisa aconteceu, um ano e meio quase (parada). É muito difícil ficar parada. Para a gente que trabalha e só faz isso (luta). Não me vejo fazendo outra coisa, queria o tempo todo voltar a treinar. Voltei até antes do tempo (recomendado) a treinar, e acabei me machucando de novo um pouco. Depois respeitei o tempo que tinha que respeitar e acabei voltando agora. Graças a Deus deu tudo certo no camp, estou bem feliz”, exaltou a atleta paranaense.

Após trilhar longa e bem-sucedida carreira no muay thai, Istela Nunes migrou para o MMA, onde é dona de um cartel de seis vitórias, cinco derrotas e um ‘no contest’ (luta sem resultado). Dentro do UFC, foram quatro reveses em quatro aparições. Sendo assim, ter o braço erguido neste sábado é primordial para as pretensões da brasileira em permanecer na liga presidida por Dana White.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em Entrevistas