Entrevistas

Irreverente, Renato Moicano brinca às vésperas de evento de grappling: “Não sei as regras”

Cada vez mais popular dentro do Ultimate, Renato Carneiro volta a competir por um evento chancelado pela companhia nesta quarta-feira (15), em Las Vegas (EUA). Mas, ao contrário do habitual, o cenário não envolve um octógono e uma luta de MMA, e sim um tatame e um embate no grappling. Escalado para reforçar o card do ‘UFC Fight Pass Invitational 7’, Moicano, irreverente como sempre, brincou às vésperas do show ao revelar, em entrevista exclusiva à Ag Fight, que não tem total conhecimento das regras da modalidade.

Apesar de faixa-preta de jiu-jitsu e um especialista na área dentro do MMA, o brasileiro não possui um histórico de competição na luta agarrada. Sendo assim, Moicano admite que tende a levar desvantagem contra seu rival, Cristian Guzman, que construiu sua carreira exclusivamente no grappling. Apesar do cenário supostamente desfavorável, o peso-leve (70 kg) do UFC esbanja confiança para o confronto e aposta em sua experiência no jogo de solo adaptado às artes marciais mistas.

“Agora estamos no grappling, UFC Fight Pass Invitational. Muito feliz de ter sido chamado para completar esse card, fazendo o co-main event. Só lenda do jiu-jitsu. Vim do jiu-jitsu, mas nunca fui um competidor, era mais um praticante. Eu não sei as regras (risos). Eles (organizadores) vão falar ali agora. Mas o que penso da regra do jiu-jitsu é o seguinte: Caiu por baixo? Raspar e ficar por cima. Derrubar, passar a guarda, montar e finalizar. Esse é o meu objetivo. Esse negócio de regra eu ainda tenho que aprender (risos). Não tem como querer comprar meu grappling com o desses caras na regra deles. Na regra deles, eles vão ter vantagem. Ao mesmo tempo, confio no meu jiu-jitsu, o jiu-jitsu para o MMA. Vou chegar, passar (a guarda) e pegar”, projetou Renato.

Próximo passo no MMA encaminhado

Depois de fazer uma pausa para competir nos tatames, Moicano voltará suas atenções novamente para a carreira dentro do MMA. Em grande fase, vindo de três vitórias seguidas no UFC e décimo colocado do ranking, o brasileiro ainda não tem um combate oficializado. Entretanto, um embate com o midiático Paddy Pimblett estaria apalavrado entre os atletas. O possível duelo seria disputado no UFC 304, em Manchester (ING), no dia 27 de julho.

Matérias Recentes

Pugilista perde a peruca durante luta de boxe no Madison Square Garden; veja

Um episódio provavelmente inédito na história do boxe roubou a cena no evento liderado pela…

01/02/2026

Após estreia de gala, Bia Mesquita encara algoz de brasileiras no UFC Vegas 114

Depois de estrear com o pé direito no maior evento de MMA do mundo, a…

01/02/2026

Maurício Ruffy pede vaga no UFC Casa Branca e cita Pimblett e McGregor como alvos

De volta à coluna das vitórias após nocautear Rafael Fiziev no UFC 325, no último…

01/02/2026

Diego Lopes revela ter fraturado os dois pés em derrota para Volkanovski no UFC 325

O saldo da noite do último sábado (31), de fato, não foi positivo para Diego…

01/02/2026

Tsarukyan detona Paddy Pimblett após derrota para Justin Gaethje: “Pior lutador do UFC”

Para muitos ignorado da disputa pelo cinturão interino dos pesos-leves (70 kg), Arman Tsarukyan nunca…

01/02/2026

Pressão? Khamzat Chimaev provoca Alex Poatan nas redes sociais

Khamzat Chimaev voltou a usar as redes sociais para provocar Alex Pereira e reforçar o…

01/02/2026