Entrevistas

Irreverente, Renato Moicano brinca às vésperas de evento de grappling: “Não sei as regras”

Cada vez mais popular dentro do Ultimate, Renato Carneiro volta a competir por um evento chancelado pela companhia nesta quarta-feira (15), em Las Vegas (EUA). Mas, ao contrário do habitual, o cenário não envolve um octógono e uma luta de MMA, e sim um tatame e um embate no grappling. Escalado para reforçar o card do ‘UFC Fight Pass Invitational 7’, Moicano, irreverente como sempre, brincou às vésperas do show ao revelar, em entrevista exclusiva à Ag Fight, que não tem total conhecimento das regras da modalidade.

Apesar de faixa-preta de jiu-jitsu e um especialista na área dentro do MMA, o brasileiro não possui um histórico de competição na luta agarrada. Sendo assim, Moicano admite que tende a levar desvantagem contra seu rival, Cristian Guzman, que construiu sua carreira exclusivamente no grappling. Apesar do cenário supostamente desfavorável, o peso-leve (70 kg) do UFC esbanja confiança para o confronto e aposta em sua experiência no jogo de solo adaptado às artes marciais mistas.

“Agora estamos no grappling, UFC Fight Pass Invitational. Muito feliz de ter sido chamado para completar esse card, fazendo o co-main event. Só lenda do jiu-jitsu. Vim do jiu-jitsu, mas nunca fui um competidor, era mais um praticante. Eu não sei as regras (risos). Eles (organizadores) vão falar ali agora. Mas o que penso da regra do jiu-jitsu é o seguinte: Caiu por baixo? Raspar e ficar por cima. Derrubar, passar a guarda, montar e finalizar. Esse é o meu objetivo. Esse negócio de regra eu ainda tenho que aprender (risos). Não tem como querer comprar meu grappling com o desses caras na regra deles. Na regra deles, eles vão ter vantagem. Ao mesmo tempo, confio no meu jiu-jitsu, o jiu-jitsu para o MMA. Vou chegar, passar (a guarda) e pegar”, projetou Renato.

Próximo passo no MMA encaminhado

Depois de fazer uma pausa para competir nos tatames, Moicano voltará suas atenções novamente para a carreira dentro do MMA. Em grande fase, vindo de três vitórias seguidas no UFC e décimo colocado do ranking, o brasileiro ainda não tem um combate oficializado. Entretanto, um embate com o midiático Paddy Pimblett estaria apalavrado entre os atletas. O possível duelo seria disputado no UFC 304, em Manchester (ING), no dia 27 de julho.

Matérias Recentes

Anderson Silva aposta na movimentação para derrotar ex-campeão do UFC no boxe

Um dos maiores ícones dos esportes de combate, Anderson Silva volta a competir nesta sexta-feira…

19/12/2025

Netflix? Saiba como assistir as lutas de boxe de Anderson Silva e do youtuber Jake Paul

A temporada do UFC e das principais ligas de MMA já se encerraram em 2025.…

19/12/2025

Melquizael Costa projeta duelo futuro contra Jean Silva no UFC: “Vou enfiar a porrada”

Embalado por cinco vitórias consecutivas no UFC, Melquizael Costa vive possivelmente o melhor momento de…

18/12/2025

Anderson Silva e Jake Paul batem o peso e confirmam lutas de boxe contra ex-campeões

Na tarde desta quinta-feira (18), em Miami (EUA), a Most Valuable Promotions realizou a pesagem…

18/12/2025

Campeão da PFL e pupilo de Khabib, russo recebe um ano de suspensão por doping

Outro grande nome do MMA profissional foi flagrado pela política antidoping na última quarta-feira (17).…

18/12/2025

Aos 50 anos, Anderson Silva descarta aposentadoria: “A luta é o meu ar”

Em junho de 2024, na luta principal da primeira edição do ‘Spaten Fight Night’, Anderson…

18/12/2025