Entrevistas

Irreverente, Renato Moicano brinca às vésperas de evento de grappling: “Não sei as regras”

Cada vez mais popular dentro do Ultimate, Renato Carneiro volta a competir por um evento chancelado pela companhia nesta quarta-feira (15), em Las Vegas (EUA). Mas, ao contrário do habitual, o cenário não envolve um octógono e uma luta de MMA, e sim um tatame e um embate no grappling. Escalado para reforçar o card do ‘UFC Fight Pass Invitational 7’, Moicano, irreverente como sempre, brincou às vésperas do show ao revelar, em entrevista exclusiva à Ag Fight, que não tem total conhecimento das regras da modalidade.

Apesar de faixa-preta de jiu-jitsu e um especialista na área dentro do MMA, o brasileiro não possui um histórico de competição na luta agarrada. Sendo assim, Moicano admite que tende a levar desvantagem contra seu rival, Cristian Guzman, que construiu sua carreira exclusivamente no grappling. Apesar do cenário supostamente desfavorável, o peso-leve (70 kg) do UFC esbanja confiança para o confronto e aposta em sua experiência no jogo de solo adaptado às artes marciais mistas.

“Agora estamos no grappling, UFC Fight Pass Invitational. Muito feliz de ter sido chamado para completar esse card, fazendo o co-main event. Só lenda do jiu-jitsu. Vim do jiu-jitsu, mas nunca fui um competidor, era mais um praticante. Eu não sei as regras (risos). Eles (organizadores) vão falar ali agora. Mas o que penso da regra do jiu-jitsu é o seguinte: Caiu por baixo? Raspar e ficar por cima. Derrubar, passar a guarda, montar e finalizar. Esse é o meu objetivo. Esse negócio de regra eu ainda tenho que aprender (risos). Não tem como querer comprar meu grappling com o desses caras na regra deles. Na regra deles, eles vão ter vantagem. Ao mesmo tempo, confio no meu jiu-jitsu, o jiu-jitsu para o MMA. Vou chegar, passar (a guarda) e pegar”, projetou Renato.

Próximo passo no MMA encaminhado

Depois de fazer uma pausa para competir nos tatames, Moicano voltará suas atenções novamente para a carreira dentro do MMA. Em grande fase, vindo de três vitórias seguidas no UFC e décimo colocado do ranking, o brasileiro ainda não tem um combate oficializado. Entretanto, um embate com o midiático Paddy Pimblett estaria apalavrado entre os atletas. O possível duelo seria disputado no UFC 304, em Manchester (ING), no dia 27 de julho.

Matérias Recentes

Não chama? Alex Poatan indica ausência em card do UFC na Casa Branca

Dada a expectativa para o UFC Casa Branca, programado para junho de 2026, a tendência…

16/12/2025

Atleta do UFC que defendeu Hitler faz graves acusações contra Topuria

O lutador norte-americano Bryce Mitchell utilizou suas redes sociais nesta segunda-feira (15) para fazer duras…

16/12/2025

Aposta alta! Veterano do UFC desafia Renato Moicano: “Quem perder compra um Bitcoin”

King Green voltou a vencer no Ultimate, no UFC Vegas 112, e já projeta seus…

16/12/2025

Guilherme Pat projeta evolução física após estreia vitoriosa no UFC

O peso-pesado Guilherme Pat fez uma estreia positiva no UFC no último sábado (13), ao…

15/12/2025

Corpo do ex-lutador de MMA Gerônimo Mondragon é encontrado em rio

O ex-lutador de MMA e subsecretário de Segurança Pública de São Gabriel da Cachoeira, Gerônimo…

15/12/2025

Campeão do UFC, Tom Aspinall admite interesse em duelo de boxe contra Ngannou

O campeão peso-pesado do UFC, Tom Aspinall, comentou recentemente sobre a possibilidade de, no futuro,…

15/12/2025