Entrevistas

Hall da fama, recordes e superlutas! Rafael dos Anjos traça objetivos para reta final da carreira

Veterano dos esportes de combate, Rafael dos Anjos tem o discernimento que sua carreira está mais próxima da linha de chegada do que do ponto de partida. Prestes a completar 40 anos de idade justamente no dia de sua próxima luta, no próximo sábado (26), no UFC 308, em Abu Dhabi (EAU), o brasileiro possui objetivos bem traçados mentalmente a serem conquistados nesta reta final de trajetória. Ex-campeão dos pesos-leves (70 kg), ‘RDA’ revelou, em entrevista exclusiva à equipe Ag Fight, que dentre essas metas estabelecidas destacam-se: quebra de recordes, busca por superlutas e pleitear um espaço no ‘Hall da Fama’ do Ultimate.

Outro objetivo estabelecido é conseguir concluir seu atual contrato junto à liga presidida por Dana White em alto nível. De acordo com o próprio, o vínculo vigente prevê mais cinco combates dentro do Ultimate. E o primeiro deles promete ser uma parada dura. Afinal de contas, em seu retorno aos meio-médios (77 kg), Rafael dos Anjos mede forças contra Geoff Neal, décimo colocado do ranking e seis anos mais jovem.

“A princípio, tenho vontade de terminar meu contrato. Fazer essas cinco lutas, Deus me abençoando e tendo saúde, fazer essas últimas cinco. Resultados positivos já me colocam em uma posição melhor para conseguir uma superluta, uma luta de maior expoência. Esse também é um dos meus objetivos. Quero quebrar recordes. Acho que já tenho o de mais tempo de luta. De repente (buscar) o de mais vitórias, entrar para o Hall da Fama (do UFC). Esses são meus objetivos. Tenho essa luta de sábado agora e mais quatro (no contrato). Já até falei para o UFC, para o Dana e o Hunter, que não tenho vontade de lutar em outra organização. Quando acabar no UFC, acabei também. Já estou desde 2008 no UFC. Quando eu decidir me aposentar, vai ser de vez”, projetou ‘RDA’.

Futuro como treinador?

Depois de eventualmente pendurar as luvas, Dos Anjos não pretende se afastar dos esportes de combate. Muito pelo contrário. O maior plano do brasileiro é abrir uma academia em Austin, no Texas (EUA), onde mora atualmente, a fim de auxiliar outros atletas profissionais e também introduzir as artes marciais para pessoas comuns. Além da possível nova função de treinador, ‘RDA’ também não descarta a possibilidade de seguir ativo, mas em duelos de grappling, com e sem quimono.

“Sou um cara muito ativo, gosto de treinar. Planejei abrir uma academia também, para ajudar outros lutadores a conquistarem os objetivos deles. Me manter envolvido com a luta, esse é meu objetivo (após a aposentadoria). Não é uma coisa fácil para o lutador para de lutar e assimilar isso, mas é inevitável. Mas estando ativo, de repente competindo (jiu-jitsu) com e sem quimono, dando um gás na academia, ajudando outros lutadores, atletas profissionais. Também quero ajudar pessoas comuns. Ao longo da minha carreira, vi o quanto a luta faz bem para as pessoas mais tímidas, como muda postura, é bom para a autoconfiança. Quero mudar a vida dessas pessoas através das artes marciais”, projetou o brasileiro.

Casca-grossa

Com pouco mais de duas décadas de carreira no MMA profissional, Rafael dos Anjos é visto por muitos como um dos grandes cascas-grossas de todos os tempos. Dono de um currículo vitorioso – com um cartel de 32 vitórias e 16 derrotas -, o ex-campeão peso-leve do UFC enfrentou muitos dos grandes nomes de sua geração, como Khabib Nurmagomedov, Donald Cerrone, Nate Diaz, Benson Henderson, Anthony Pettis, Eddie Alvarez, Colby Covington, Tony Ferguson, Kamaru Usman, Robbie Lawler, Leon Edwards, entre outros.

Matérias Recentes

Jake Paul se defende e nega que luta de boxe contra Mike Tyson foi manipulada

Realizada na última sexta-feira (15), no Texas (EUA), a midiática luta de boxe Jake Paul…

21/11/2024

Inativo há mais de um ano, Kron Gracie é escalado contra rival ranqueado no UFC 310

Nesta semana, o anúncio de um combate, no mínimo, inusitado surpreendeu parte dos fãs de…

21/11/2024

Valorizada! Gabriella Fernandes comemora renovação de contrato antes do UFC China

Os contratos oferecidos para os recém-chegados do Ultimate costumam ser fixos, com quatro lutas previstas.…

21/11/2024

Ex-campeão provoca Deiveson Figueiredo e esquenta clima para a luta principal do UFC China

Ex-campeão do peso-galo (61 kg), Petr Yan tratou de aumentar o hype para a luta…

21/11/2024

Chandler relembra derrota para Charles Do Bronx no UFC 309: “Maior dor que senti na vida”

No último sábado (16), em Nova York (EUA), Michael Chandler não foi nada feliz em…

21/11/2024

Tabatha Ricci revela conversas avançadas por disputa de título em caso de vitória no UFC China

Pouco menos de três meses após ter pisado no octógono do Ultimate pela última vez,…

21/11/2024