No último sábado (17), na Califórnia (EUA), Wanderlei Silva foi homenageado pelo UFC com a entrada no ‘Hall da Fama’, como novo membro da ala ‘Pioneiros’. Como marcou época no MMA, principalmente atuando pelo Pride FC, o brasileiro, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight (clique aqui), relembrou sua carreira e abriu o jogo.
Ao ser questionado sobre sua luta mais importante no MMA, ‘Wand’ destacou o primeiro encontro com Kazushi Sakuraba, realizado em 2001, no Japão. Na ocasião, o curitibano precisou de pouco mais de um minuto para nocautear o japonês. É bem verdade que, na época, o ‘Cachorro Louco’ já havia disputado o cinturão dos meio-pesados (93 kg) do UFC e vencido Dan Henderson. Mas, de acordo com Silva, sua carreira mudou de patamar ao passar de forma rápida e violenta pelo popular ‘Caçador dos Gracie’.
“A primeira luta com o Sakuraba. Até ali, eu era Wanderlei César da Silva. Foi ali que virei o Wanderlei Silva, que consegui ser visto como uma estrela, como um potencial campeão. Dali para a frente, ganhei muitas lutas seguidas, contra atletas de todos os pesos. Isso foi realmente um motivo de muito orgulho para mim”, declarou o ex-campeão do Pride.
Currículo de ‘Wand’ nos esportes de combate
Wanderlei Silva, de 47 anos, é um dos principais lutadores brasileiros da história do MMA. ‘Wand’ marcou época no Pride FC e chegou a disputar o cinturão dos meio-pesados (93 kg) do UFC. Pela organização japonesa, o curitibano foi campeão do peso-médio e venceu o GP da categoria. Ao longo dos anos, o profissional construiu um cartel composto por 35 vitórias, 14 derrotas, um empate e um ‘no contest’. Seus principais triunfos foram sobre Brian Stann, Dan Henderson, Guy Mezger, Kazushi Sakuraba (três vezes), Keith Jardine, Michael Bisping, Quinton ‘Rampage’ Jackson (duas vezes) e Ricardo Arona.