Entrevistas

Guilherme Pat projeta evolução física após estreia vitoriosa no UFC

O peso-pesado Guilherme Pat fez uma estreia positiva no UFC no último sábado (13), ao vencer Allen Frye por decisão unânime dos juízes no card do UFC Vegas 112. Conhecido pelo apelido de ‘Kong’, o brasileiro manteve seu cartel invicto no MMA profissional e deu o primeiro passo na maior organização do mundo, embora reconheça que ainda há pontos a evoluir para os próximos compromissos no octógono.

Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight, o atleta destacou que pretende apresentar uma versão ainda mais forte e preparada em sua próxima aparição no Ultimate. Na pesagem oficial, Pat marcou 107,9 kg, mas revelou que existe margem para ganho de massa muscular dentro do limite da divisão, que permite até 120 kg.

“Ano que vem, um pouco mais forte. Com certeza vou colocar massa. Vou estar com recurso agora (dinheiro). Tem muito espaço para aumentar de peso. A gente acaba comendo um pouco menos, mas agora, com recurso, a gente vai chegar mais preparado e mais forte para a próxima, bem nutrido e mais explosivo. Por volta disso, 115 kg, acredito que fico bem para a categoria”, explicou.

Peso da estreia

Apesar do resultado positivo, o brasileiro avaliou que o desempenho poderia ter sido ainda melhor, especialmente no que diz respeito à busca pelo nocaute. Segundo ele, o estilo do adversário e o contexto da estreia acabaram influenciando diretamente o andamento do combate.

“Eu percebia que ele vinha para o jogo agarrado, e a estreia tem um peso que eu não estava esperando. Então é o peso, de repente, de um pouco de hesitação da minha parte de virar aquele jogo e brocar ele até que fosse nocauteado. Eu percebia que ele estava balançando e que estava sentindo os meus golpes, só que ele clinchava. E ele é um cara pesado, fazia bastante força”, analisou.

O fator emocional de estrear no UFC também foi citado por Kong como algo que impactou sua performance dentro do octógono. De acordo com o peso-pesado, a atenção estava tão voltada para o momento que ele mal percebeu as instruções externas durante a luta, que vinham de forma efusiva de seu córner.

“Eu nem percebi dessa vez. Eu falo para ele que eu escuto o grito dele. É a estreia, né. Nem escutar o grito dele eu estava escutando”, contou.

Com a primeira vitória garantida na organização, Guilherme Pat agora projeta um retorno mais confiante e fisicamente mais robusto ao octógono. O lutador aposta na evolução física e técnica para buscar atuações ainda mais contundentes e consolidar seu nome na divisão mais pesada do UFC.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok

Matérias Recentes

Pupilo de Malhadinho, Samuel Prodígio estreia no UFC contra Tofiq Musayev no Vegas 115

A nova promessa brasileira do peso-leve (70 kg) já tem data para dar o primeiro…

14/02/2026

Valter Walker finaliza lutador sem pernas em luta de grappling no Karate Combat

O brasileiro Valter Walker acrescentou mais um capítulo à sua fase de ascensão ao superar…

14/02/2026

Crise na família! Valter Walker lança desafio para enfrentar Johnny Walker

A troca de farpas entre os irmãos Valter Walker e Johnny Walker ganhou um novo…

14/02/2026

UFC 326: Caio Borralho desponta como favorito nas apostas contra Reinier de Ridder

Derrotado por Nassourdine Imavov em setembro do ano passado, Caio Borralho vai em busca de…

14/02/2026

Campeão ausente? Sean Strickland detona Khamzat Chimaev por baixa frequência de lutas

Ex-campeão dos pesos-médios (84 kg) do UFC, Sean Strickland não esconde sua irritação ao comentar…

14/02/2026

Caio Borralho quebra o silêncio sobre racha entre Jean Silva e Maurício Ruffy

O desentendimento público entre Maurício Ruffy e Jean Silva segue repercutindo nos bastidores do MMA…

13/02/2026