Em 2020, já consagrado no Glory, Alex ‘Poatan’ decidiu iniciar sua transição definitiva para o MMA, retomando um projeto que havia abandonado quatro anos antes. Para ajudá-lo neste processo, o astro do kickboxing se juntou à academia de Glover Teixeira em Danbury (EUA), a ‘Teixeira MMA & Fitness’, e o resultado da parceria foi impressionante, com ambos chegando ao título do UFC em suas respectivas categorias de peso e tendo papel fundamental nas conquistas um do outro. Mas qual seria o segredo por trás da rápida sintonia entre os dois?
De acordo com Glover Teixeira, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight (clique aqui), o fato de ambos possuírem a mesma mentalidade – dentro e fora da academia – foi primordial para que a relação de companheirismo e confiança fosse construída rapidamente, gerando frutos na carreira dos dois. Essa cumplicidade entre eles ficou ainda mais evidente na luta que consagrou Alex Poatan como novo dono do cinturão peso-médio (84 kg) do UFC.
Na ocasião, o ex-kickboxer estava atrás do placar contra seu arquirrival Israel Adesanya – com quem já possuía uma rivalidade de longa data – quando, no intervalo entre o quarto e quinto round, foi alertado por Glover que precisava ir para cima em busca do nocaute se quisesse sair vencedor. Após o aviso do veterano, Poatan voltou com mais senso de urgência e conseguiu a vitória sobre o nigeriano por nocaute técnico, quando restavam três minutos para o fim da luta. O episódio chamou tanto a atenção que foi descrito por Dana White – presidente do UFC – como se fosse uma cena retirada de um filme.
“Acho que ele já tinha a mentalidade igual a minha. Quando ele chegou na academia, o jeito que ele bate muito forte e como ele treina, eu falei: ‘Esse cara vai ser difícil botar ele para treinar com os menos experientes, porque ele bate muito forte e vai machucar os caras’. Mas não, ele sabe treinar com todo mundo, então isso já… Fora as outras coisas. Eu e o Poatan parece que tem uma conexão das antigas. A gente gosta das mesmas músicas, a gente gosta mais ou menos das mesmas coisas, as mesmas piadas. (Ele é) bem simples, bem tranquilo. Sintonizou por isso, (a gente tem) a mesma mentalidade. Fazer coisas boas, ajudar as pessoas, viver o momento, treinar para c***, para de reclamar, acorda e vai atrás do que é seu. É a mentalidade que o Poatan tem também e é a minha mentalidade”, explicou Glover.
Juntos novamente no UFC 287
Alex Poatan e Glover Teixeira estarão lado a lado novamente no UFC 287, que acontece neste sábado (8), em Miami (EUA). O ex-campeão dos meio-pesados (93 kg) – recentemente aposentado – estará no corner do striker para sua primeira defesa de título nos pesos-médios, contra o nigeriano Israel Adesanya, adversário sobre o qual o paulista já possui três vitórias, duas no kickboxing e uma no MMA, em novembro do ano passado, quando conquistou o cinturão até 84 kg do Ultimate.