Entrevistas

Glover Teixeira explica sintonia com Alex Poatan: “Mesma mentalidade”

Em 2020, já consagrado no Glory, Alex ‘Poatan’ decidiu iniciar sua transição definitiva para o MMA, retomando um projeto que havia abandonado quatro anos antes. Para ajudá-lo neste processo, o astro do kickboxing se juntou à academia de Glover Teixeira em Danbury (EUA), a ‘Teixeira MMA & Fitness’, e o resultado da parceria foi impressionante, com ambos chegando ao título do UFC em suas respectivas categorias de peso e tendo papel fundamental nas conquistas um do outro. Mas qual seria o segredo por trás da rápida sintonia entre os dois?

De acordo com Glover Teixeira, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight (clique aqui), o fato de ambos possuírem a mesma mentalidade – dentro e fora da academia – foi primordial para que a relação de companheirismo e confiança fosse construída rapidamente, gerando frutos na carreira dos dois. Essa cumplicidade entre eles ficou ainda mais evidente na luta que consagrou Alex Poatan como novo dono do cinturão peso-médio (84 kg) do UFC.

Na ocasião, o ex-kickboxer estava atrás do placar contra seu arquirrival Israel Adesanya – com quem já possuía uma rivalidade de longa data – quando, no intervalo entre o quarto e quinto round, foi alertado por Glover que precisava ir para cima em busca do nocaute se quisesse sair vencedor. Após o aviso do veterano, Poatan voltou com mais senso de urgência e conseguiu a vitória sobre o nigeriano por nocaute técnico, quando restavam três minutos para o fim da luta. O episódio chamou tanto a atenção que foi descrito por Dana White – presidente do UFC – como se fosse uma cena retirada de um filme.

“Acho que ele já tinha a mentalidade igual a minha. Quando ele chegou na academia, o jeito que ele bate muito forte e como ele treina, eu falei: ‘Esse cara vai ser difícil botar ele para treinar com os menos experientes, porque ele bate muito forte e vai machucar os caras’. Mas não, ele sabe treinar com todo mundo, então isso já… Fora as outras coisas. Eu e o Poatan parece que tem uma conexão das antigas. A gente gosta das mesmas músicas, a gente gosta mais ou menos das mesmas coisas, as mesmas piadas. (Ele é) bem simples, bem tranquilo. Sintonizou por isso, (a gente tem) a mesma mentalidade. Fazer coisas boas, ajudar as pessoas, viver o momento, treinar para c***, para de reclamar, acorda e vai atrás do que é seu. É a mentalidade que o Poatan tem também e é a minha mentalidade”, explicou Glover.

Juntos novamente no UFC 287

Alex Poatan e Glover Teixeira estarão lado a lado novamente no UFC 287, que acontece neste sábado (8), em Miami (EUA). O ex-campeão dos meio-pesados (93 kg) – recentemente aposentado – estará no corner do striker para sua primeira defesa de título nos pesos-médios, contra o nigeriano Israel Adesanya, adversário sobre o qual o paulista já possui três vitórias, duas no kickboxing e uma no MMA, em novembro do ano passado, quando conquistou o cinturão até 84 kg do Ultimate.

Matérias Recentes

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026