O confronto entre Alex ‘Poatan’ Pereira e Israel Adesanya, que será disputado no main event do UFC 281 neste sábado (12), em Nova York (EUA), é, sem sombra de dúvidas, um dos mais aguardados da temporada. Às vésperas da disputa, válida pelo cinturão peso-médio (84 kg) do Ultimate, a comunidade do MMA analisa o duelo e se divide na opinião sobre quem tem as melhores armas para sair do octógono com o título. E, de acordo com o experiente Glover Teixeira, tudo poderá ser decidido com um único golpe.
Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight, o ex-campeão dos meio-pesados (93 kg) do UFC mostrou confiança na vitória de seu parceiro de treinos sobre o nigeriano. Para Glover, além do poder de nocaute, ‘Poatan’ também possui vantagem no controle da distância e na técnica, que devem ser fundamentais dentro do combate. Ainda assim, o mineiro cravou que, com apenas um soco, o ex-kickboxer pode nocautear seu oponente e sair do cage com o cinturão até 84 kg do Ultimate.
“No poder de nocaute, ele já leva vantagem contra qualquer um. Qualquer soco que pegar é KO (nocaute). Então, com certeza, o Poatan tem essa vantagem. A distância, (ele) é muito bom, muito técnico”, afirmou Glover.
A confiança de Glover no companheiro de equipe não se abala nem mesmo pelos questionamentos sobre uma suposta falta de foco do paulista. Sempre sereno no passado, Poatan adotou uma postura mais provocadora nos últimos tempos, aproveitando-se principalmente de suas vitórias sobre Adesanya no kickboxing para tentar desestabilizar seu rival psicologicamente.
Para muitos, a mudança do brasileiro poderia prejudicá-lo na preparação e até mesmo na disputa deste sábado. Porém, Glover Teixeira garante que seu colega de time seguiu focado no seu trabalho, mesmo mostrando essa nova faceta de sua personalidade.
“O Poatan é inteligente demais. Ele tem o humor dele que é maneiro, ele abraçando a Elsa (personagem do Frozen). Todas essas provocações, eu não acho que é demais, eu acho até engraçado, e a galera gosta. Ele está fazendo certo, não está passando do limite ou desrespeitando ninguém. Eu acho que está excelente, a galera está adorando e tem que continuar o que está fazendo. E ele está focado, senão com certeza eu falaria. Eu seria o primeiro a falar. Sou amigo do Poatan, não sou coach, não sou um cara que trabalha com ele. Eu sou amigo dele. Então, eu falaria: ‘Oh, Poatan, está desfocado’. Mas ele faz tudo isso e o foco principal é a luta”, concluiu Glover, que tentará recuperar o cinturão dos meio-pesados do UFC no próximo dia 10 de dezembro, em revanche contra Jiri Prochazka.
Bicampeão do Glory, um dos principais eventos de kickboxing do mundo, Alex Poatan migrou para o MMA recentemente e, depois de assinar com o UFC, rapidamente subiu no ranking do peso-médio e, com três vitórias, se credenciou para a disputa contra o campeão Israel Adesanya, seu velho conhecido. No kickboxing, os dois atletas se enfrentaram em duas oportunidades e o brasileiro levou a melhor em ambas ocasiões.