Siga-nos

Entrevistas

Gilbert Durinho promete agressividade para voltar a vencer no UFC Rio

Demorou, mas, finalmente, Gilbert Burns encontrou um adversário no UFC. Depois de esperar por Jorge Masvidal, ‘Durinho’ voltou atrás e aceitou medir forças com Neil Magny na edição de número 283, em janeiro, no Brasil. Em quinto lugar no ranking dos meio-médios (77 kg) da organização, o especialista em jiu-jitsu comemora o fato de voltar a atuar, principalmente em seu país, na frente de seus amigos, familiares e fãs.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight (veja acima ou clique aqui), ‘Durinho’ esbanjou confiança para o compromisso diante do 12º colocado no ranking dos meio-médios do UFC. Apesar da diferença entre eles na tabela de classificação da categoria, o brasileiro prega respeito em relação a Magny e mostra que acompanha a carreira do adversário. Vale pontuar que, mesmo não sendo popular, o americano está longe de ser um lutador qualquer. Pelo contrário, o veterano possui feitos na empresa e pode se orgulhar, pois é o profissional com mais vitórias na história da divisão (20) e, com o atual duelo, vai se igualar com Matt Brown, como atleta com mais lutas nela (29).

Por mais que ‘Durinho’ reconheça a qualidade de Magny, não se intimida por ter pela frente um oponente experiente, maior e resistente. Disposto a voltar ao caminho das vitórias e a justificar seu status de top-5 dos meio-médios, o brasileiro garante estar motivado para o duelo. Tanto que o ex-desafiante ao título da divisão adianta que não vai atuar pensando em dosar sua energia diante de sua torcida. Como busca disputar o cinturão da categoria novamente, o niteroiense promete atacar o adversário do início ao fim do embate, pois tem pleno conhecimento da importância que é vencer de maneira impressionante.

“Graças a Deus a luta está fechada, assinada. Magny me desafiou e estou feliz. O Neal me desafiou. Não esqueci não. Está guardado. Gosto de ser desafiado, parece que o compromisso aumenta. ‘Ah, você me desafiou, você quer lutar comigo mesmo, quer me ganhar? Então está bom’. Isso me motiva, é uma parada que gosto. Darei 100% e vou procurar acabar com a luta a todo momento. Podem pagar o ingresso, porque vou para acabar com ele. Podem esperar um Durinho agressivo. Estou indo para nocautear ou finalizar. Não será fácil. Ele é um cara que muitos subestimam, mas é experiente, muito alto, bateu o recorde de vitórias da categoria, é duro. Acho que o jogo encaixa. Não será fácil de jeito nenhum, mas o jogo casa para mim. Acho que terá muito jiu-jitsu”, declarou o lutador.

Gilbert Burns, de 36 anos, é um dos principais lutadores brasileiros em atividade no MMA. ‘Durinho’ iniciou sua caminhada no esporte em 2012 e estreou no UFC em 2014. Pela empresa, o niteroiense disputou 18 lutas, venceu 13 e perdeu cinco vezes. Número cinco no ranking dos meio-médios, o atleta chegou a disputar o cinturão da categoria em 2021. Seus principais triunfos foram sobre Demian Maia, Gunnar Nelson, Stephen Thompson e Tyron Woodley.

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em Entrevistas