Entrevistas

Francisco Figueiredo cita aprendizado após revés no UFC: “Não ir pela cabeça dos outros”

Irmão mais novo do campeão peso-mosca (57 kg) do UFC Deiveson Figueiredo, Francisco Figueiredo ganhou uma chance de mostrar o seu trabalho no principal evento de MMA do mundo no ano passado e, imediatamente, passou a ser tema das inevitáveis comparações com o mais experiente lutador da família. Com um estilo de jogo mais cauteloso e estratégico, focado principalmente no contragolpe, ao contrário do ‘Deus da Guerra’, o ‘Sniper’, como é conhecido, foi alvo de críticas, mesmo tendo vencido seu primeiro compromisso no Ultimate, o que, na visão dele, influenciou na derrota sofrida na última luta e serviu como aprendizado para o próximo combate.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight (veja acima ou clique aqui), Francisco admitiu que se deixou levar pela opinião externa e tomou uma decisão equivocada nos momentos decisivos de seu mais recente combate, onde acabou derrotado por Malcom Gordon, nas papeletas dos juízes. O desfecho negativo de sua última luta, inclusive, foi apontado pelo lutador paraense como a grande lição aprendida por ele no revés e que será colocada em prática neste sábado (30), quando subirá novamente no octógono do UFC, desta vez para medir forças com o compatriota Daniel ‘Miojo’, no card preliminar da edição ‘Vegas 53’.

“A grande lição que eu aprendi na minha última luta foi não ir pela cabeça dos outros. Na verdade, tinham algumas pessoas falando: ‘Ah, você tem que ser mais agressivo, você tem que nocautear’. E eu tinha ganhado o primeiro round e perdido o segundo. No último round, meu corner falou: ‘Bota para baixo que você ganha a luta’. Mas eu pensei: ‘Po, vou ganhar por pontos de novo? Vou tentar nocautear’. Eu pulei para dar uma joelhada e acabei caindo por baixo. Fiquei muito p***. Aprendi muito com isso”, afirmou o ‘Sniper’.

A convicção na estratégia e no seu estilo de luta foi apenas uma das mudanças implementadas pelo irmão do campeão peso-mosca do UFC para tentar se recuperar da derrota sofrida e voltar ao caminho das vitórias. De acordo com Francisco, alterações no processo de perda de peso e, até mesmo, na forma como direcionava seus treinamentos também foram adotadas para este camp de preparação.

“Na verdade, a gente mudou muita coisa. A maneira de perder o peso. Eu estava fazendo uma coisa muito errada. Eu estava treinando em um peso, por exemplo, com 66 kg, e chegava na hora de lutar, eu estava com 64 (kg). Isso a gente corrigiu. E a maneira de treinar também. A gente está fazendo um treino bem específico”, revelou Francisco.

Apesar de ter iniciado sua jornada no MMA profissional em 2009, mais de dois anos antes de seu irmão mais velho, Francisco Figueiredo possui um currículo menos extenso do que o ‘Deus da Guerra’, somando até o momento 12 vitórias, quatro derrotas, um empate e um ‘no contest’ (sem resultado). Pelo UFC, o paraense, que estreou na organização em janeiro do ano passado, soma um triunfo e um revés, ambos na decisão dos juízes.

Matérias Recentes

UFC Vegas 115: Em má fase, Brendson Ribeiro aposta em guerra contra rival invicto

O brasileiro Brendson Ribeiro retorna ao octógono neste sábado (4) em busca de recuperação no…

02/04/2026

Melissa Gatto supera lesões e desconfiança médica para retornar ao UFC

Após quase dois anos afastada do esporte, a lutadora paranaense Melissa Gatto está pronta para…

02/04/2026

Confiança! Ilia Topuria antecipa vitória sobre Justin Gaethje ao atualizar perfil na internet

Em um gesto que parece já ter virado uma espécie de marca registrada em sua…

01/04/2026

Em busca da 1ª vitória no UFC, Marcus Buchecha encara ex-rival do jiu-jitsu em abril

Ainda em busca de sua primeira vitória no maior evento de MMA do mundo, o…

01/04/2026

McGregor lidera lista de atletas do UFC mais testados por programa antidoping em 2026

O iminente retorno de Conor McGregor aos octógonos ganhou um novo e forte indício. Afinal…

01/04/2026

Ultimate encaminha André Mascote vs Kevin Borjas para junho, em Las Vegas

O UFC encaminhou um novo confronto válido pela divisão peso-mosca (57 kg) para o dia…

01/04/2026