Entrevistas

Fisioterapeuta exalta resiliência de Borrachinha e estipula data para retorno ao UFC

Depois que foi oficialmente retirado do UFC 294, Paulo Costa recebeu inúmeras críticas dos fãs, talvez pela alta expectativa criada em torno do duelo contra Khamzat Chmaev. No entanto, não faltou vontade e entrega por parte do brasileiro para tentar se manter no card com sede em Abu Dhabi (EAU). Ao menos é isso que garante Roberto Freitas, fisioterapeuta esportivo especializado no MMA e que trabalha com Borrachinha há cerca de cinco anos.

Em entrevista exclusiva à Ag Fight, Roberto destacou a resiliência de Borrachinha durante o período repleto de adversidades. De acordo com o fisioterapeuta, o brasileiro se mantinha ativo nos treinos com exercícios adaptados, mesmo após a primeira cirurgia e ainda com pontos na região do cotovelo. No entanto, a bactéria se mostrou resistente aos antibióticos prescritos pelos médicos e, após a segunda intervenção cirúrgica, a esperança de se manter no UFC 294 baixou consideravelmente.

“Foram 36, 38 dias de trabalho muito intenso para que ele pudesse voltar. Ele tinha uma lesão na bursa, uma inflamação. Foi tomando uma proporção que eu até me assustei um pouco (…)  Ele continuou treinando, lembro que ele treinou muito wrestling, defendendo queda com o braço, não usava o braço da cirurgia, ‘jabeando’ muito, dando chutes, mesmo assim mantendo o treino com os pontos, fazendo treinamento físico. Acredito que por dia, trabalhava com ele de oito a dez horas. Na primeira cirurgia, a gente estava 100% na luta (…) Passamos por coisas impensáveis que é um cara conseguir treinar com 10 pontos e não machucar durante esse treinamento”, relembrou Freitas.

Previsão de retorno para início de 2024

Ao contrário do que boa parte da comunidade do MMA pensava, Borrachinha, de acordo com seu fisioterapeuta, manteve um contato aberto com o UFC desde o princípio de sua lesão. No entanto, mesmo com a parceria com a liga, o lutador não conseguiu se recuperar a tempo do evento de Abu Dhabi. Agora, após três cirurgias e com mais respiro para voltar 100% à ativa, a previsão é de que Paulo retorne ao UFC já nos primeiros meses de 2024.

Acredito que até janeiro ele esteja lutando. Ele planeja lutar até antes, mas a certeza é que até janeiro ele esteja 100%. Acredito que voltar a treinar mesmo seja de duas a quatro semanas além dessas duas semanas (de 4 a 6 semanas). O Paulo não precisa de camps muito longos. Ele já vem de um camp inteiro contra o Aliskerov, não lutou, entrou em outro camp para o Chimaev, também não lutou. O camp em si é mais duro que a luta. Acredito que ele não vá precisar desse tempo todo para estar pronto. Creio que em janeiro, no máximo fevereiro. Não acredito que ele chegue até março sem lutar”, projetou o fisioterapeuta do brasileiro.

Aos 32 anos, Borrachinha não compete desde agosto de 2022, quando derrotou Luke Rockhold no UFC 278. Número 6 do ranking dos pesos-médios (84 kg), o brasileiro soma 14 vitórias e duas derrotas em seu cartel como profissional de MMA.

Matérias Recentes

Namorado de brasileira do UFC e apadrinhado por Dana White! Conheça o ‘Novo McGregor’ do boxe

Depois de Conor McGregor, a Irlanda pode estar prestes a ganhar uma nova superestrela dos…

20/09/2024

Ex-lutador do UFC, Ben Askren detona estilo de vida de Conor McGregor: “Viciado”

Há mais de três anos afastado do octógono, Conor McGregor segue como uma grande incógnita…

20/09/2024

Max Holloway descarta irritação com ‘trash talk’ do campeão Ilia Topuria no UFC

Max Holloway busca fazer história no UFC 308. Na luta principal do evento programado para…

20/09/2024

Previsão ousada! Treinador aposta em tentativa de queda de Alex Poatan contra Khalil Rountree

Marcada para liderar o card do UFC 307, no dia 5 de outubro, a luta…

20/09/2024

Deiveson questiona merecimento de primo de Khabib ao title shot: “Precisa ser mais testado”

Logo após desbancar Sean O’Malley na luta principal do Noche UFC e, consequentemente, se tornar…

20/09/2024

Sean O’Malley questiona pontuação dos juízes e alega ter vencido Merab no Noche UFC

Nem mesmo a derrota para Merab Dvalishvili, incontestável nas papeletas dos jurados, e a perda do…

20/09/2024