Entrevistas

Fim da rivalidade? Joanna Jedrzejczyk se desculpa e agradece Cláudia Gadelha

Ao que tudo indica, uma das maiores rivalidades femininas nos esportes de combate em todos os tempos, entre Joanna Jedrzejczyk e Cláudia Gadelha, finalmente chegou ao fim. Pelo menos é o que propõe a polonesa, ex-campeã peso-palha (52 kg) e recentemente induzida ao Hall da Fama do UFC.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight nos bastidores do UFC 299, no sábado (9), Joanna Jedrzejczyk fez questão de colocar um ponto final no clima de animosidade que marcou sua relação com Cláudia Gadelha desde 2014. Bem-humorada após ser homenageada pelo Ultimate com uma vaga no Hall da Fama da entidade, a ex-campeã se desculpou e agradeceu a brasileira por tê-la ajudado a crescer – dentro e fora do octógono.

Gadelha, obrigada por me tornar uma lutadora melhor, um ser humano melhor. Perdoe-me por tudo. Não vou pedir para você me perdoar (risos). Mas eu não quero te perdoar, e dizer isso, me perdoe por tudo. Foi um prazer. Você só me fez uma lutadora melhor, um ser humano melhor. Então, obrigada. Obrigada, Cláudia”, agradeceu Joanna.

Joanna Jedrzejczyk vs Cláudia Gadelha

A rivalidade entre Joanna Jedrzejczyk e Cláudia Gadelha teve início nos primórdios da divisão peso-palha no UFC. Contratadas para encorpar o plantel da nova categoria, as lutadoras chegaram credenciadas por cartéis invictos no MMA e como duas grandes especialistas, cada uma em sua área: a brasileira no grappling e a polonesa na trocação.

Logo o caminho das duas rivais de divisão se cruzaria. Em dezembro de 2014, no primeiro embate entre elas, Joanna levou a melhor sobre Cláudia em uma controversa decisão dividida dos juízes. Após desbancar a atleta potiguar, Jedrzejczyk conquistou o cinturão peso-palha do UFC na sequência, destronando a então campeã Carla Esparza.

Com o resultado polêmico da primeira luta, uma revanche entre Joanna e Claudinha era questão de tempo. Depois de duas defesas de título bem-sucedidas por parte da polonesa, as duas foram escaladas para estrelarem o ‘The Ultimate Fighter 23’, onde o clima de rivalidade esquentou de vez, com diversas provocações e bate-bocas.

Ao final do programa, Jedrzejczyk e Gadelha finalmente mediram forças novamente dentro do octógono e, mais uma vez, a polonesa superou a brasileira, desta vez de forma unânime na decisão dos juízes. O clima entre as duas estrelas da liga continuou tenso nos anos seguintes, mas o caminho de ambas nunca mais se cruzou no cage.

Em 2021, Claudinha se aposentou oficialmente do MMA profissional, com um cartel de 18 vitórias e cinco derrotas, duas delas para a rival polonesa. Por sua vez, Joanna se despediu dos octógonos em junho de 2022, com 16 triunfos e cinco reveses no currículo, além de marcas expressivas no Ultimate, como a de maior reinado no peso-palha na história da entidade, o que a credenciou a uma vaga no Hall da Fama da liga.

Matérias Recentes

Interminável! Aos 47 anos, Yoel Romero encara judoca no grappling em junho

Mesmo aos 47 anos de idade, Yoel Romero segue na ativa e, ao que parece,…

12/05/2024

Makhachev prega respeito e nega subestimar Poirier para luta no UFC 302

Em junho, em Nova Jersey (EUA), Islam Makhachev vai colocar o cinturão do peso-leve (70…

12/05/2024

Diego Ferreira leva bônus de R$ 258 mil por ‘Performance da Noite’ no UFC St Louis

Como esperado, a atuação de gala do brasileiro Diego Ferreira no card principal do UFC…

12/05/2024

Zé Colmeia sucumbe a poder de nocaute e vira mais uma vítima de Derrick Lewis no UFC

Em sua primeira luta principal no Ultimate, Rodrigo Nascimento não foi páreo para o recordista…

11/05/2024

Com atuação de gala, Diego Ferreira vence e freia ‘hype’ de polonês no UFC

Aos 39 anos e com quase uma década de serviços prestados ao Ultimate, o brasileiro…

11/05/2024

Tabatha Ricci supera veterana em luta equilibrada e volta a vencer no UFC

Depois de ter sua ascensão na divisão dos palhas (52 kg) freada pela derrota sofrida…

11/05/2024