Entrevistas

Fenômeno do grappling, Gordon Ryan revela objetivo de popularizar jiu-jitsu mundialmente

Dentro dos tatames, Gordon Ryan prova, dia após dia, que é o principal astro do grappling na atualidade. Mas fora deles, o fenômeno da luta agarrada também detém grandes objetivos em mente. Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight, o norte-americano revelou sua intenção de popularizar o jiu-jitsu mundialmente nos próximos anos.

Especialista da arte suave sem quimono, Gordon planeja usar sua popularidade e alcance para consolidar a modalidade mundo afora. A intenção do multicampeão de jiu-jitsu, a longo prazo, é tornar a arte suave em um dos esportes mais populares do planeta, assim como boxe e futebol.

“Acho que dentro de 5 a 10 anos, espero que mais perto de 5, tenho o objetivo de ajudar a transformar o jiu-jitsu em um esporte popular, onde todos saibam o que é jiu-jitsu, que muitas pessoas lutem e que tenhamos alguns atletas que sejam nomes reconhecidos mundialmente. Todos sabem que é Conor McGregor, assistindo ou não MMA. Todos sabem quem é Mike Tyson. Então quero que o jiu-jitsu tenha grandes nomes para que, mesmo se você nunca tenha assistido ou não goste de jiu-jitsu, você mesmo assim saberá quem são as grandes estrelas. Por exemplo, eu não assisto skate, mas todos sabem quem Tony Hawk é. É isso que quero para o jiu-jitsu nos próximos 5, 10 anos”, projetou.

Apesar de carregar a bandeira da modalidade, para concretizar seu objetivo, Gordon precisa de ajuda, e sabe disso. Sendo assim, o astro do jiu-jitsu ressaltou a importância da parceria e união com grandes plataformas de transmissão, assim como a consolidação de laços já fincados, para que a cultura da arte suave seja cada vez mais dissipada em diversos países.

“Isso requer muito apoio para fazer com que o jiu-jitsu dê esse próximo passo. O ADCC é uma grande parte disso. Temos grandes serviços de streaming. Temos o Flo, UFC, ONE Championship, temos todas essas grandes organizações que agora estão transmitindo jiu-jitsu. Pagando aos atletas quantias decentes de dinheiro para competirem, e realmente ajudando o esporte a alcançar o próximo nível. Estamos indo bem, estamos bem perto de entrar no cenário popular. Fico feliz de ser o porta-voz disso. E, esperançosamente, teremos atletas sendo pagos”, explicou Ryan.

Nesta quinta-feira (15), Gordon Ryan voltou a competir nos tatames. Durante o evento ‘UFC Fight Pass Invitational’, o norte-americano sofreu, mas derrotou o ex-parceiro de treinos, Nick Rodriguez, no critério de desempate. Após 20 minutos de combate e três prorrogações adicionais, o rei do grappling se sagrou vencedor por se livrar mais rapidamente das tentativas de finalização do rival.

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024