Gordon Ryan desponta, com sobras, como o lutador de grappling mais dominante da atualidade. Multicampeão, o fenômeno americano é apontado, inclusive, como possível ‘GOAT’ (melhor de todos os tempos) da modalidade. Apesar da fase iluminada, ‘King’, como é conhecido, ainda elege um atleta brasileiro que, em sua opinião, ainda figura à sua frente na disputa pelo posto: Roger Gracie.
Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight, Gordon não poupou elogios a Roger e relembrou um recente treino de jiu-jitsu compartilhado com o veterano brasileiro. Na ocasião, em novembro passado, o americano compartilhou o momento em suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui). Após ter a experiência de dividir os tatames com um dos mais condecorados membros da família Gracie, Ryan reforçou a impressão que já tinha do ex-competidor.
“Sim, foi a primeira vez (que treinamos juntos). O Roger não era o GOAT, ela ainda é o GOAT (melhor de todos os tempos). Nunca tinha treinado com ele antes, eu o assistia competir e estudava ele bastante. Treinamos com e sem quimono e pude ver o porquê o Roger foi o melhor da história. Todas as coisas que ele estava fazendo. Até atualmente, ele é mais técnico do que os caras que eu enfrento. Então ele é um problemão, com e sem quimono. Muito talentoso, bom em todas as posições. Mesmo se você passar a guarda dele, atacar as costas e buscar a finalização, ele tem uma defesa muito boa em todas as áreas. É muito bom ofensivamente em tudo. Ele é realmente algo especial. Você pode notar porque ele tinha tantas lutas fáceis, especialmente contra os caras daquela geração”, destacou Gordon.
Em setembro deste ano, Gordon Ryan fez história e quebrou recordes na edição de 2022 do ADCC – torneio mais tradicional de ‘submission’ do planeta. Recentemente, na última semana, o americano voltou a entrar em ação, desta vez no ‘UFC Fight Pass Invitational’, onde enfrentou e venceu o ex-companheiro de treinos, Nick Rodriguez, em duelo acirrado.