Entrevistas

Fabrício Werdum garante “adaptação fácil” para o MMA sem luvas

Prestes a completar 46 anos, muitos deles dedicados às artes marciais, Fabrício Werdum terá um desafio inédito em sua carreira no próximo dia 2 de setembro. Em evento que será promovido pelo ‘Gamebred FC’, de Jorge Masvidal, o gaúcho enfrentará o também ex-campeão peso-pesado do UFC Júnior Cigano, em um confronto de MMA sem luvas – novidade que não preocupa o faixa-preta de jiu-jitsu, pelo contrário.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight (clique aqui), Werdum se mostrou tranquilo com a necessidade de se adaptar ao MMA sem luvas. Apesar de ser sua primeira vez na modalidade, o veterano – que fará seu treino na ‘Kings MMA’, na Califórnia (EUA) – confia na equipe que o auxiliará no camp de preparação, principalmente pela experiência do treinador Rafael Cordeiro, um dos expoentes da ‘Chute Boxe’ nos tempos de ‘Vale Tudo’.

Eu acho que a adaptação é muito fácil para a gente. O mestre Rafael Cordeiro tem uma experiência muito boa, o (Renato) Babalu, o meu irmão, toda a nossa equipe. A Chute Boxe das antigas também, as origens do mestre, eu também fiz parte disso. Então, eu acredito que a gente vai se adaptar muito bem. Vamos treinar com luva de boxe, luva de MMA, vamos tirar a luva, bater manopla sem luva, para poder acostumar a mão para fazer essa luta sem luva”, comentou Werdum.

Ponto positivo do MMA sem luvas

Além de não parecer estar preocupado com a adaptação ao MMA sem luvas, Werdum ainda consegue enxergar um ponto positivo que pode fazer a diferença na sua tentativa de vingar a derrota sofrida para ‘Cigano’ em 2008, no UFC. Para o faixa-preta de jiu-jitsu, a ausência do equipamento nas mãos pode facilitar seu jogo de grappling, sua especialidade, no confronto contra o compatriota, conhecido por seu boxe afiado.

Eu acho que vai me ajudar bastante nessa parte do grappling. Justamente quando eu faço treino na academia sem as luvas, sem nada na mão, ajuda bastante o grappling, para agarrar melhor, para fazer um mata-leão, uma kimura, o que for. Você consegue ter a pegada mais firme”, afirmou.

Além de já terem se enfrentado no passado, Fabrício Werdum e Junior Cigano possuem em comum o título dos pesados do UFC em suas estantes. O gaúcho conquistou o cinturão interino da categoria em novembro de 2014 e unificou o título sete meses depois, tendo seu reinado encerrado em maio de 2016 por Stipe Miocic. Por sua vez, o catarinense foi campeão do peso entre novembro de 2011 e dezembro de 2012.

Matérias Recentes

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026