Entrevistas

Ex-UFC recorda duelo com Anderson Silva em início de carreira: “Já era diferenciado”

Neste sábado (31), chega ao fim a história de um dos maiores lutadores no UFC. Anderson Silva vai para a sua despedida da organização, quando encara Uriah Hall, em evento que acontece em Las Vegas (EUA). Atualmente, todos sabem do potencial do ex-campeão do peso-médio (84 kg) do Ultimate, mas teve um atleta que já pôde ver de perto toda a qualidade de ‘Spider’ no início de sua trajetória na modalidade.

Fabrício ‘Morango’, que também atuou pelo UFC de 2012 a 2014, foi o oponente de Anderson Silva em sua segunda luta de MMA. O fato aconteceu em 1997, quando os lutadores foram obrigados a fazer duas apresentações na mesma noite até chegaram à decisão do ‘Brazilian Freestyle Circuit 1’, realizado em Mato Grosso do Sul (MS) – o torneio coroou ‘Spider’ campeão por nocaute técnico após 25 minutos de combate.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, ‘Morango’ recordou o confronto e destacou que, naquela ocasião, já pôde observar as qualidades acima da média do ex-campeão do UFC, principalmente na parte em pé. Também novato no MMA, Fabrício se impressionou com a velocidade e precisão dos golpes do rival curitibano.

“Anderson já era diferenciado. Naquela noite, fizemos duas lutas e fomos para a final. Muitas pessoas não entendem, mas lutar contra ele era como enfrentar um fantasma. Eu dava o soco e ele não estava lá, a movimentação era absurda e ele não desperdiçava um golpe. Todo golpe entrava. Eu dava um soco, enquanto ele socava quatro vezes e acertava todos. Não poderia ter tido experiência melhor do que lutar com um cara como o Anderson. Depois disso ficou mais ‘fácil’. Não iria enfrentar alguém do patamar dele”, explicou o atleta, que não atua desde 2014, após revés para ‘Tony’ Martin no UFC.

Após esse duelo em 1997, os dois competidores voltaram a se reencontrar, mas desta vez do mesmo lado. ‘Morango’ foi convidado para ajudar em alguns camps de Anderson Silva para duelos no UFC, o que serviu ainda mais para trocar experiências com o renomado o compatriota.

“Treinei com ele para as duas lutas contra o (Chris) Weidman e uma contra o (Chael) Sonnen. Aprendi demais depois daquela nossa luta e se tornou uma admiração. Acompanhei a carreira dele toda, desde ganhar o cinturão do Shooto, depois ir para o Pride e fechar com o UFC. Queria até treinar mais com ele, mas as academias são longe”, revelou o carioca que tem 14 vitórias, nove derrotas e um empate no MMA.

No MMA profissional desde 1997, Anderson Silva soma 34 vitórias, sendo 22 por nocaute, dez derrotas e um ‘no contest’ (luta sem resultado). O brasileiro, considerado por grande parte da comunidade das lutas como um dos maiores lutadores de todos os tempos, foi campeão peso-médio do UFC entre 2006 e 2013.

Matérias Recentes

Conor McGregor é declarado culpado em caso de agressão sexual na Irlanda

Acusado de abuso sexual em um processo civil que já durava mais de duas semanas…

22/11/2024

UFC 309: Jon Jones comemora protagonismo na 4ª maior bilheteria da história do Ultimate

Lenda do MMA, Jon Jones tem motivos de sobra para comemorar. No último sábado (16),…

22/11/2024

Khalil Rountree Jr relembra que “ficou cego” após receber golpe de Alex Poatan no UFC 307

No início de outubro, na luta principal do UFC 307, Alex Pereira e Khalil Rountree…

22/11/2024

Algoz de Alex Poatan é suspenso após falhar em exame antidoping mesmo sem lutar no Contender; entenda

Conhecido por dar para Alex 'Poatan' sua primeira derrota no MMA, Quemuel Ottoni não vai…

22/11/2024

Deiveson Figueiredo bate o peso e confirma luta principal do UFC China contra Petr Yan

O card do UFC China deste sábado (23) será realizado em um horário alternativo, mais…

22/11/2024

Dana White nega intenção de se envolver com política após participar de campanha de Donald Trump

Dana White foi uma peça importante na vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos…

22/11/2024