Siga-nos
Raffael Cerqueira é parceiro de treino de Jailton Malhadinho
Raffael está invicto no MMA e vai estrear no UFC neste sábado - Reprodução/Instagram

Entrevistas

Estreante, Raffael Cerqueira exalta parceria com Malhadinho e revela conselho antes do UFC 308

Ainda invicto no esporte após 11 lutas, Raffael Cerqueira fará sua estreia no maior evento de MMA do mundo neste sábado (26), no card do UFC 308, em Abu Dhabi (EAU), contra o turco Ibo Aslan. Para driblar a inexperiência e começar sua trajetória na entidade com o pé direito, o meio-pesado (93 kg) baiano contou com uma ajuda de peso na sua preparação: o também atleta do Ultimate Jailton Malhadinho.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight, Raffael exaltou a parceria com o parceiro de equipe no ‘Galpão da Luta’ e revelou o conselho dado por Malhadinho antes de sua estreia no UFC. Vale destacar que, apesar de terem a mesma idade, o peso-pesado já soma oito combates disputados na liga presidida por Dana White e, inclusive, já ocupa a 6ª posição no ranking da categoria, enquanto o meio-pesado subirá pela primeira vez no octógono mais famoso do mundo neste sábado.

“A dica dele foi: ‘Se divirta! Você vai conhecer algo surreal’. E realmente é algo totalmente surreal. A gente imagina uma coisa, mas chegou aqui e eu me surpreendi, na verdade, com a estrutura que o UFC tem para a gente. É o que ele falou para mim: ‘Vai lá, se divirta, aproveite ao máximo’. Essa minha parceria com ele é maravilhosa. É o melhor grappler do peso-pesado hoje e eu tenho a honra de treinar com ele. Então, eu só tenho a agradecer”, declarou Cerqueira.

Caminho encurtado

O parceiro Jailton Malhadinho também esteve presente no momento em que Cerqueira descobriu que havia sido contratado pelo Ultimate. Inicialmente escalado para competir por uma vaga no UFC através do programa Contender Series, Raffael viu seu caminho rumo ao principal evento de MMA do mundo ser encurtado de forma inesperada, sendo adicionado ao plantel de lutadores da liga de forma direta – uma experiência que foi compartilhada com seus companheiros de time durante um treinamento no Galpão da Luta.

“Eu estava treinando na hora, estava treinando com o Malhadinho, fazendo o rola na hora do jiu-jitsu. Quem chegou na academia falando foi o meu empresário, Léo Pateira, chegou lá gritando: ‘Para tudo, para tudo’. Primeiro ele me deu um susto: ‘Raffael, você não vai mais lutar o Contender. Agora você está no UFC! Você vai lutar diretamente no UFC’. Aí foi aquilo, né, choro. Deus é Deus, e pronto”, recordou o baiano.

Competição com Malhadinho descartada

O respeito pelo companheiro de time vai além e faz Raffael descartar qualquer interesse de subir para o peso-pesado, categoria na qual Jaílton compete, mesmo sendo um lutador grande para a divisão até 93 kg do Ultimate. Curiosamente, este foi o caminho percorrido por Malhadinho no UFC. Mas Cerqueira parece querer evitar uma competição interna com o parceiro.

“Depende, se tiver uma boa luta para mim lá (no peso-pesado), quem sabe. Mas o meu foco mesmo é lutar no 93 (kg). Nesse momento eu não penso no peso-pesado. O peso-pesado é do Malhadinho. Ele vai ser campeão, com fé em Deus. Minha parte é o 93”, decretou o baiano.

Aos 33 anos de idade, Raffael Cerqueira chega ao UFC credenciado por um cartel irretocável de 11 vitórias, sendo dez pela via rápida, e nenhuma derrota no MMA profissional. O adversário do lutador brasileiro neste sábado, em sua estreia pelo Ultimate, é o turco Ibo ‘The Last Ottoman’ Aslan, que possui 13 triunfos – todos por nocaute – e apenas um revés na carreira.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Entrevistas