Siga-nos

Entrevistas

Estreante no UFC, ‘Poatan’ destaca parceria com Glover Teixeira: “Me ajudou muito”

Um dos principais astros do kickboxing nos últimos anos, Alex ‘Poatan’ Pereira estreia neste sábado (6) pelo UFC, na edição de número 268, em Nova York (EUA), em combate contra o grego Andreas Michailidis. Apesar da pouca experiência nas ‘Artes Marciais Mistas’, o lutador paulista chega ao Ultimate credenciado pela vitoriosa carreira como kickboxer e pela parceria com o mais novo campeão da organização, Glover Teixeira, fundamental em sua decisão de abandonar a modalidade de origem e migrar definitivamente para o MMA.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight (veja acima ou clique aqui), ‘Poatan’ exaltou a parceria com o veterano – que se formou há cerca de um ano, através do empresário responsável pela carreira de ambos – e admitiu que a experiência de treinar com um grappler de alto nível como o atual campeão meio-pesado (93 kg) do UFC ajudou na decisão de deixar para trás o estrelato no kickboxing e se aventurar no MMA de forma definitiva, em busca da realização de um sonho.

A evolução de seu jogo, inclusive na parte em pé, área na qual é especialista, fruto dos treinos na ‘Teixeira MMA & Fitness’, localizada em Connecticut (EUA), é outro ponto destacado pelo estreante no UFC, que enfatizou também o papel da conquista de Glover no último sábado – em disputa contra Jan Blachowicz, no UFC 267 – no crescimento de sua motivação e confiança para a estreia na maior liga de MMA do planeta.

“Desde quando ele ia lutar com o (Thiago) ‘Marreta’, nosso empresário (Jorge Guimarães) ‘Joinha’ entrou em contato com a gente e falou: ‘Vamos levar o Alex. Ele pode te ajudar na parte em pé’. E o Glover concordou. Cheguei em Connecticut e quando eu fui fazer o primeiro treino, eu quis fazer a parte de chão também. E ele viu meu interesse e falou: ‘Você já tem um chão legal. Vamos treinar e focar no MMA’. Ele me ajudou muito nessa parte, até na parte em pé também. De lá para cá, nesse um ano, você pode ver minha evolução, até na parte em pé. Estou muito feliz de estar fazendo parte desse time. Antes de ir para o Glover, eu já pensava (em migrar definitivamente para o MMA), mas quando eu cheguei lá eu falei: ‘Aqui é o lugar. É isso que eu quero'”, contou Alex, antes de completar.

“O Glover nas lutas dele coloca os caras para baixo com facilidade e nos treinos eu dificulto para ele. Você vê ele falando nas entrevistas. E não é nada para me agradar, para me deixar contente, para me motivar. É porque realmente eu estou dando esse trabalho para ele (nos treinos). Isso me deixou mais confiante. Ver o cara se tornando campeão foi muito importante. Até para essa próxima luta. Me motivou mais. Porque eu estou treinando com o cara e a parte de grappling não é o meu forte como é a parte em pé, e eu estou indo muito bem nos treinos com ele. Lógico que luta é luta. Mas isso me deixou muito confiante”, afirmou ‘Poatan’.

Ex-campeão peso-médio e meio-pesado do ‘Glory’, Alex ‘Poatan’ optou por deixar a carreira de sucesso no kickboxing e focar apenas no MMA, onde possui um cartel ainda tímido de três vitórias e uma derrota. O ‘striker’ inicia sua trajetória no Ultimate neste sábado, ao encarar o lutador grego Andreas Michailidis, no card preliminar do UFC 268, em Nova York.

Como kickboxer, além dos títulos conquistados, ‘Poatan’ chamou a atenção por vencer o atual campeão peso-médio do UFC Israel Adesanya em duas ocasiões. Na primeira, em 2016, o brasileiro superou o nigeriano na decisão unânime dos juízes. Já na revanche, um ano depois, o paulista não deixou a peleja ser decidida na pontuação e aplicou um nocaute espetacular no rival, utilizando de seu conhecido gancho de esquerda, com o qual já fez diversas vítimas nos esportes de combate.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Entrevistas