Entrevistas

Estreante no UFC, Luana Santos exalta passado na Seleção Brasileira de judô como trunfo

Com apenas 23 anos e seis lutas de MMA profissional, Luana Santos faz sua estreia no Ultimate neste sábado (12), no UFC Vegas 78. Mas a bagagem em outra modalidade faz com que a brasileira se sinta confortável às vésperas de um de seus maiores desafios. Judoca desde a infância e com passagem pela Seleção Brasileira, a peso-mosca (57 kg) exalta o lastro de competição nos tatames como um trunfo para dar seus primeiros passos na liga presidida por Dana White.

Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight, Luana destacou que a disciplina do judô fez com que ela amadurecesse de forma precoce, mesmo jovem. Além disso, a brasileira explicou que a experiência de quem já fez viagens para o exterior a fim de competir no mais alto nível da modalidade atenua, de certa forma, a tensão natural dos estreantes no UFC antes de suas primeiras lutas.

“Tenho uma bagagem muito grande no judô. Comecei no judô com oito anos de idade, migrei para o MMA com 18. Então são dez anos sendo atleta de alto nível no judô. Fui da Seleção. No ano que fui para o MMA, eu era da Seleção, estava no meu auge no judô. Já fiz muitas viagens, já lutei fora. Então não é novidade para mim lutar fora do Brasil, viajar e viver isso. O fato de eu ter começado muito nova no judô ajudou no meu amadurecimento. Não é como se estivesse vivendo isso pela primeira vez, já vivi no judô. Óbvio que o UFC não tem comparação. Mas o fato de eu já ter vivido isso no judô me traz uma bagagem muito sólida, pé no chão para estar desenrolando bem essa estreia”, exaltou Santos.

Sonho realizado

Apesar da pouca experiência dentro das artes marciais mistas, o plano de carreira de Luana envolvia conquistar sua vaga no Ultimate em 2023. No entanto, a brasileira admite que projetava assinar o contrato com a companhia através do ‘Contender Series’ – programa que revela talentos para o UFC. Mas o aguardado convite, que veio antes mesmo da expectativa da atleta da ‘Team Lucas Mineiro’, foi bastante comemorado.

“Estreei no MMA profissional com 21 anos e tinha como meta entrar no UFC esse ano. Fui passar um tempo fora do Brasil, viajei em maio e em julho recebi a notícia de que estaria lutando. Meu empresário ligou e disse que o UFC tinha me contratado, que já tinha data, hora, local, tudo certo. Foi um sonho realizado. Tinha colocado como meta, e alcançar assim. Achei que seria mais para o final do ano, não achei que entraria direto, achei que seria pelo Contender. Mas foi um sonho realizado, estou muito feliz e pronta”, celebrou a paulista.

Luana Santos abre o card preliminar do UFC Vegas 78, em duelo contra a americana Julianna Miller. Além da estreante, o ‘Esquadrão Brasileiro’ conta com mais cinco representantes no evento: Jaqueline Amorim, Iasmin Lucindo, Polyana Viana e o duelo entre os homens que lidera o show: Vicente Luque vs Rafael dos Anjos.

Matérias Recentes

Marcus Buchecha deixa futuro em aberto às vésperas de última luta do contrato com o ONE

Multicampeão mundial de jiu-jitsu e um dos maiores competidores que os tatames já viram, Marcus…

04/11/2024

Israel Adesanya defende Alex Poatan de provocação de fã

Pelo visto, o clima hostil envolvendo Alex Pereira e Israel Adesanya ficou no passado. A…

04/11/2024

Ex-campeão do UFC projeta luta de boxe “muito equilibrada” entre Mike Tyson e Jake Paul

Daqui a pouco mais de uma semana, Mike Tyson e Jake Paul medirão forças no…

04/11/2024

Emocionado, Brendson Ribeiro comemora primeira vitória no UFC: “Realizei meu sonho”

Brendson Ribeiro encerrou a má fase na carreira. No UFC Canadá, evento realizado no último…

04/11/2024

Mike Tyson admite que confundiu Hasbulla com um bebê; entenda

Uma das cenas mais inusitadas do mundo das lutas finalmente foi explicada. No ano passado,…

04/11/2024

Oficial! Max Holloway anuncia subida permanente aos pesos-leves do UFC

No fim de outubro, na luta principal do UFC 308, Max Holloway viveu uma experiência…

04/11/2024