Ainda buscando se consolidar na elite do peso-mosca (57 kg) após iniciar sua trajetória no UFC como atleta da divisão peso-palha (52 kg), Eduarda Moura decidiu fazer mais uma importante mudança na sua carreira. Depois de chegar ao maior evento de MMA do mundo amparada pelo ‘Galpão da Luta’, equipe de Salvador (BA) que revelou o peso-pesado Jailton Malhadinho, ‘Ronda’ se mudou para Feira de Santana (BA) e passou a treinar na ‘Fight House’ – uma troca que, apesar de recente, enche de confiança a sergipana radicada na Bahia, que encara a chinesa Wang Cong neste sábado (7), pelo card do UFC Vegas 113.
Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight, Eduarda Ronda explicou que a mudança se deu também por circunstâncias de sua vida pessoal, já que sua esposa precisaria se mudar para Feira de Santana a fim de começar em um novo emprego. A partir disso, a sergipana – que nos últimos tempos já fazia grande parte de seus treinamentos em Aracaju (SE) – juntou o útil ao agradável e se juntou ao time liderado pelo treinador Renato Velame, que possui em seu quadro de atletas duas lutadoras de elite do plantel feminino do UFC: Virna Jandiroba e Iasmin Lucindo.
“Ano passado eu estava em Aracaju, não tinha muito material de treino. Agora me mudei, estou morando em Feira, tenho material de treino, treino na academia com o sensei (Renato) Velame, Virna (Jandiroba), Iasmin (Lucindo), as meninas do UFC – nunca tinha treinado com ninguém do (plantel feminino do) UFC. Está sendo muito legal para mim e acho que vai me ajudar muito na minha evolução, para a minha carreira. Fui morar lá no finalzinho de dezembro. Estou treinando na Fight House tem pouco tempo. A gente está conhecendo, se adaptando, mas a energia lá é surreal. Estou apanhando que só de Virna e Iasmin, mas faz parte do processo (risos)”, brincou Eduarda.
Saída tranquila
O fim da união com o Galpão da Luta, depois de tantos anos, aconteceu de forma tranquila, de acordo com a peso-mosca. Inclusive, coincidentemente, seu antigo companheiro de equipe e principal expoente da academia baseada em Salvador, o peso-pesado Jailton Malhadinho, também entrará em ação neste sábado, no card principal do UFC Vegas 113, contra o russo Rizvan Kuniev.
“Foi sim (tranquila a saída do Galpão da Luta). A gente sempre teve um relacionamento muito bom. Acabei até batendo com eles ontem no PI, cumprimentei todos, tenho muito carinho por eles. Eles tiveram um papel muito importante na minha trajetória. Eu só consegui evoluir por conta deles, porque eu fui buscar o treino lá. Eles ajudaram muito. Devo muito isso a eles. E a gente está de boa, conversei com eles antes. Foi tudo conversado antes, falei que eu ia ter que me mudar. Para onde minha mulher for, eu vou, não tem essa (risos)”, concluiu.
Atualmente, Eduarda Moura ocupa a 13ª colocação no ranking peso-mosca feminino do Ultimate, depois de vencer seus dois primeiros compromissos na categoria, diante da venezuelana Veronica Hardy e da americana Lauren Murphy. Neste sábado, ‘Ronda’ pode garantir uma possível nova subida na tabela de classificação da categoria caso vença seu duelo contra Wang Cong, uma vez que a chinesa está na 12ª posição da lista.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok