Entrevistas

Eduarda Ronda estreia no UFC após superar desconfiança da mãe: “Hoje tem orgulho”

Neste sábado (4), Eduarda Ronda realizará o sonho de estrear no UFC, no card sediado em São Paulo (SP). Primeira sergipana da história da organização, a peso-palha (52 kg) do ‘Galpão da Luta’ – companheira de equipe do peso-pesado Jailton Malhadinho – chega ao Ultimate após uma ascensão meteórica no MMA e depois de superar as desconfianças e incertezas da própria família.

Natural de Riachuelo, no interior do Sergipe, Eduarda Moura começou de forma tardia sua trajetória como lutadora. De quebra, ‘Ronda’, como é conhecida, ainda teve que lidar com o fato de parte de sua família, especialmente sua mãe, não aprovar sua escolha de seguir a carreira no mundo dos esportes de combate.

Resiliente, Eduarda construiu um cartel impressionante em pouco tempo como atleta profissional e garantiu um contrato com o UFC após se destacar no Contender Series, em agosto deste ano. O sucesso na empreitada não só levou a peso-palha ao principal evento de MMA do planeta, mas também a ajudou a mudar o cenário de questionamentos dentro de sua própria casa.

“Minha família tem o pensamento um pouco antigo, minha mãe principalmente. Ela tem um comércio lá e eu trabalhava com ela. Ela pintou como se eu tivesse abandonado ela para correr atrás de um sonho que, na cabeça dela, não era possível. Tanto que de Sergipe ninguém nunca tinha entrado no UFC. E eu tinha uma idade avançada, tinha pouco tempo de jiu-jitsu”, relembrou Eduarda, antes de completar.

“Comecei com 25 anos a treinar jiu-jitsu, MMA foi 27, 28, por aí. Era mais impossível do que possível. Mas eu acredito que quando a gente quer algo de verdade, quando a gente acredita e tem o acompanhamento correto, a gente pode chegar onde quiser. Hoje ela (mãe) tem o maior orgulho. Porque ela viu que realmente deu certo. Antes ela não apoiava porque ela me queria de volta lá. Então, querendo ou não, ela fez pouco caso. Mas está aí, mãe, eu estou aqui”, declarou.

Nome na história

Antes mesmo de subir no palco montado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, neste sábado, em sua estreia pelo UFC, Eduarda Moura já escreveu seu nome na história da organização ao se tornar a primeira atleta do seu estado a ser contratada pela entidade presidida por Dana White. O feito repercutiu entre os moradores da pequena Richuelo e, obviamente, ajudou a família da lutadora a entender a importância de sua conquista.

“Minha mãe tem um comércio no interior de Sergipe, Riachuelo. E a galera quando ficou sabendo, foi um monte de gente lá: ‘Quando que ela vem tirar foto?’. E minha mãe ficava ligando para mim, mandando vídeo do pessoal, dos clientes. É uma cidade pequena. Todo mundo me conhece desde pequena. Mas ainda não tive a oportunidade de ir para Sergipe e passear para saber se já estou sendo reconhecida. Mas eu creio que sim. Pelo Instagram, eu recebo muitas mensagens da galera de lá. Acho que estão torcendo. E continuem torcendo, viu (risos)”, brincou Ronda.

Estreia em card especial

Além de fazer seu debute em um card promovido no Brasil, Eduarda Ronda atuará no mesmo evento que será liderado por seu parceiro de equipe Jailton Malhadinho, protagonista da luta principal do UFC São Paulo ao lado de Derrick Lewis. A sergipana, invicta no MMA profissional após nove lutas, terá pela frente a mexicana Montserrat ‘Conejo’ Ruiz, que vem de duas derrotas seguidas no Ultimate, ambas para atletas tupiniquins: Amanda Lemos e Jaqueline Amorim.

Matérias Recentes

Jake Paul se defende e nega que luta de boxe contra Mike Tyson foi manipulada

Realizada na última sexta-feira (15), no Texas (EUA), a midiática luta de boxe Jake Paul…

21/11/2024

Inativo há mais de um ano, Kron Gracie é escalado contra rival ranqueado no UFC 310

Nesta semana, o anúncio de um combate, no mínimo, inusitado surpreendeu parte dos fãs de…

21/11/2024

Valorizada! Gabriella Fernandes comemora renovação de contrato antes do UFC China

Os contratos oferecidos para os recém-chegados do Ultimate costumam ser fixos, com quatro lutas previstas.…

21/11/2024

Ex-campeão provoca Deiveson Figueiredo e esquenta clima para a luta principal do UFC China

Ex-campeão do peso-galo (61 kg), Petr Yan tratou de aumentar o hype para a luta…

21/11/2024

Chandler relembra derrota para Charles Do Bronx no UFC 309: “Maior dor que senti na vida”

No último sábado (16), em Nova York (EUA), Michael Chandler não foi nada feliz em…

21/11/2024

Tabatha Ricci revela conversas avançadas por disputa de título em caso de vitória no UFC China

Pouco menos de três meses após ter pisado no octógono do Ultimate pela última vez,…

21/11/2024