Entrevistas

Edson Barboza expõe drama antes do UFC 319: “Tive que operar duas vezes”

De volta ao octógono neste sábado (16), pelo UFC 319, onde enfrenta Drakkar Klose em duelo válido pelo peso-leve (70 kg), Edson Barboza quebrou o silêncio sobre o verdadeiro motivo que o afastou do combate anteriormente marcado contra Steve Garcia, na edição sediada em Seattle (EUA), em fevereiro. Em entrevista exclusiva à Ag Fight, o experiente lutador revelou ter enfrentado sérios problemas oculares, que exigiram duas cirurgias e um longo período de recuperação.

As complicações começaram logo após a derrota contra Lerone Murphy, em maio de 2024. Na ocasião, o brasileiro sofreu um descolamento de retina, lesão que demandou uma intervenção cirúrgica delicada. Determinado a retomar os treinos rapidamente, ele admitiu que ignorou os primeiros sinais de que algo ainda não estava certo.

“Depois da luta contra o Lerone Murphy, tive um descolamento de retina e a retina rasgou. Tive que fazer cirurgia. Voltei a treinar e o médico mandou aquela: ‘Não. Acho que é melhor esperar um pouquinho’. E a gente: ‘Não. Já está bom, estou vendo tudo, está tudo bem’. Comecei a treinar o camp e realmente não estava bom”, relatou.

Durante a recuperação, Barboza ainda enfrentou uma reação adversa ao óleo aplicado no olho para ajudar na regeneração da retina. O efeito colateral causou catarata, o que o obrigou a passar por uma nova operação – fator determinante para sua retirada do card em Seattle.

“Começou a me machucar de novo e tive que fazer outra cirurgia. Tive uma reação que meu olho, deu catarata, tipo uma reação de um óleo que ele colocou para melhorar a retina. Então tive que fazer duas cirurgias, por isso que eu tive que sair da luta”, explicou.

Lição aprendida

Mais cauteloso após o susto, o atleta de 38 anos destacou a importância de ouvir o corpo, a equipe médica e, principalmente, os conselhos da esposa. Recuperado e confiante, ele garante estar pronto para voltar à ação neste fim de semana.

“Com certeza, eu escutei mais a minha esposa, o médico, e esperei melhorar de verdade. Esperei estar 100% e acho que foi a coisa certa”, finalizou.

O confronto contra Drakkar Klose marca um momento de recomeço para Barboza, que busca uma vitória importante para se reposicionar entre os principais nomes da categoria. O duelo, que acontece em Chicago (EUA), coloca frente a frente dois atletas que vêm de derrota e buscam retomar o caminho das vitórias no UFC.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok

Matérias Recentes

Confiança! Ilia Topuria antecipa vitória sobre Justin Gaethje ao atualizar perfil na internet

Em um gesto que parece já ter virado uma espécie de marca registrada em sua…

01/04/2026

Em busca da 1ª vitória no UFC, Marcus Buchecha encara ex-rival do jiu-jitsu em abril

Ainda em busca de sua primeira vitória no maior evento de MMA do mundo, o…

01/04/2026

McGregor lidera lista de atletas do UFC mais testados por programa antidoping em 2026

O iminente retorno de Conor McGregor aos octógonos ganhou um novo e forte indício. Afinal…

01/04/2026

Ultimate encaminha André Mascote vs Kevin Borjas para junho, em Las Vegas

O UFC encaminhou um novo confronto válido pela divisão peso-mosca (57 kg) para o dia…

01/04/2026

Duelo brasileiro! UFC encaminha Karol Rosa vs Luana Santos para junho

O UFC encaminhou um confronto entre duas brasileiras para a divisão peso-galo (61 kg). De…

01/04/2026

RH agitado! Três lutadores brasileiros são cortados do Ultimate; confira

O Ultimate Fighting Championship promoveu uma verdadeira reformulação tupiniquim em seu plantel e desligou três…

01/04/2026