Aos 37 anos, Edson Barboza segue exercendo papel importante no Ultimate. Neste sábado (14), o brasileiro lidera o UFC Vegas 81 junto com Sodiq Yusuff, em luta que pode colocar o vencedor no top-10 do peso-pena (66 kg). É bem verdade que, apesar do bom momento profissional, o atleta já possui uma idade avançada para competir nos esportes de combate, mas não trata o fato de ser ‘experiente’ como uma desvantagem ou um possível sinal de fim de carreira.
Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight (veja acima ou clique aqui), Edson expressa todo seu amor pelo mundo das lutas e nega que esteja perto de se aposentar do MMA. E o posicionamento do brasileiro não surpreende, já que ele treina de forma constante e esbanja saúde, ostentando um ‘shape’ cada vez mais sarado.
Como desfruta até dos piores momentos em sua jornada, o atleta, que integra o UFC desde 2010, mostra a empolgação de um novato na empresa. Tanto que Edson, número 13 no ranking do peso-pena da liga, tranquiliza seus fãs ao frisar que está mais perto de subir na tabela de classificação da categoria do que de dar adeus ao esporte.
“O limite para mim é enquanto eu ainda estiver competitivo. Amando o que faço, vou continuar. É a minha vontade de acordar todo dia, treinar, perder peso, aproveitar todos os momentos do camp. Vejo que muita gente gosta da vitória, da luta, mas não gosta do camp, de cortar peso. Eu gosto de tudo isso. Sinceramente, amo o que faço. Acordo todo dia e falo, ‘Graças a Deus as pessoas me pagam para fazer isso’. Estou lutando há muitos anos, minha vida inteira, em alto nível e sou um dos melhores do mundo ainda. Acredito que vocês vão me ver por muito tempo. Hoje, me sinto mais saudável do que há alguns anos atras”, declarou o veterano.
Currículo de Edson no MMA
Edson Barboza, de 37 anos, é um veterano do MMA que integra a elite do peso-pena do UFC. Atualmente, o brasileiro se encontra na 13ª posição no ranking da categoria. Antes de atuar na divisão, o veterano se destacou no peso-leve (70 kg). Na organização desde 2010, o striker disputou 28 lutas, venceu 17 e perdeu 11 vezes. Seus triunfos de maior destaque no esporte foram diante de Anthony Pettis, Beneil Dariush, Billy Quarantillo, Bobby Green, Dan Hooker, Gilbert Melendez, Paul Felder e Shane Burgos.