Entrevistas

‘Durinho’ projeta mudar de patamar no UFC com vitória “chocante” sobre Chimaev

No próximo dia 9 de abril, Gilbert ‘Durinho’ enfrenta Khamzat Chimaev, atleta considerado a mais nova promessa do Ultimate, na edição número 273 do evento, na Flórida (EUA). O rival do brasileiro chega para o confronto com a moral elevada por ainda estar invicto na carreira após dez compromissos no MMA – todos os duelos foram vencidos pela via rápida (nocaute ou finalização). Por isso, o atleta natural de Niterói (RJ) parece atento ao quanto o confronto pode proporcionar em sua carreira.

Apesar de ser o atual número dois do ranking dos meio-médios (77 kg), ‘Durinho’ decidiu aceitar o desafio de encarar Chimaev, que atualmente ocupa a 15ª colocação. O brasileiro, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight (clique aqui), justificou ter topado o combate pelo retorno midiático que ele pode lhe dar. De acordo com o faixa-preta de jiu-jitsu, em caso de uma vitória impactante, ele pode chegar a outro patamar no UFC.

“Imagina um nocautão nesse moleque aí? Isso muda meu estoque na companhia. Eu vi o Cristiano Ronaldo seguindo o moleque, então coloca muita coisa em você. Eles colocam maior esperança no cara e imagina começa a luta, ele me queda ou consigo defender e dou um nocaute, e ele cai morto no primeiro round? Daí dá para pedir o cinturão. É tipo aquela joelhada no Masvidal no Ben Askren. Muda a carreira. Um nocaute seria sinistro e isso garantiria um novo title shot. É o melhor cenário. Tem que ser algo chocante”, disse.

Mas para conseguir este resultado expressivo e somar mais um triunfo na organização, ‘Durinho’ destacou sua confiança em seu jogo. Embora elogie as qualidades do seu adversário, o brasileiro adiantou que sua maior experiência nas artes marciais mistas e também por conseguir atuar em alto rendimento em qualquer área da luta possam levar o sueco a um desafio que ainda não enfrentou na carreira.

“É um confronto perigoso para os dois. Ele é maior, tem envergadura maior, deve ser mais pesado. Ele vai sofrer para cortar o peso. Eu me vejo na velocidade, com muita potência, explosão, com meu jiu-jitsu bom, meu wrestling evoluindo cada vez mais. Minha trocação está melhor. Ele não foge da trocação, tem dois nocautões, do rival cair apagado. Então eu vejo que ele tem precisão e mão pesada. O wrestling é o forte dele, as vezes dá uns armlocks doidos, mas vai. Não tem medo. Vamos testar tudo nele, colocá-lo um cara bom de jiu-jitsu atacando ele, que é explosivo em pé, que se entrar uma mão ele vai cair. E tem a experiência também, já lutei pelo título, fiz main events”, completou.

No UFC desde 2014, Gilbert ‘Durinho’, de 35 anos, atravessou seu melhor momento na organização entre 2018 e 2020, quando emplacou uma sequência de seis vitórias e, na sequência, disputou o título dos meio-médios. Atualmente, o brasileiro se encontra na segunda posição no ranking da categoria e, na sua última apresentação, em julho de 2021, superou Stephen Thompson por decisão unânime dos jurados. No MMA profissional desde 2012, o atleta levou a melhor em 20 lutas e perdeu quatro vezes.

Matérias Recentes

Marcus Buchecha deixa futuro em aberto às vésperas de última luta do contrato com o ONE

Multicampeão mundial de jiu-jitsu e um dos maiores competidores que os tatames já viram, Marcus…

04/11/2024

Israel Adesanya defende Alex Poatan de provocação de fã

Pelo visto, o clima hostil envolvendo Alex Pereira e Israel Adesanya ficou no passado. A…

04/11/2024

Ex-campeão do UFC projeta luta de boxe “muito equilibrada” entre Mike Tyson e Jake Paul

Daqui a pouco mais de uma semana, Mike Tyson e Jake Paul medirão forças no…

04/11/2024

Emocionado, Brendson Ribeiro comemora primeira vitória no UFC: “Realizei meu sonho”

Brendson Ribeiro encerrou a má fase na carreira. No UFC Canadá, evento realizado no último…

04/11/2024

Mike Tyson admite que confundiu Hasbulla com um bebê; entenda

Uma das cenas mais inusitadas do mundo das lutas finalmente foi explicada. No ano passado,…

04/11/2024

Oficial! Max Holloway anuncia subida permanente aos pesos-leves do UFC

No fim de outubro, na luta principal do UFC 308, Max Holloway viveu uma experiência…

04/11/2024