Entrevistas

‘Durinho’ abre o jogo sobre derrota para Usman e promete versão madura em retorno

No próximo dia 10 de julho, Gilbert ‘Durinho’ volta a pisar no octógono mais famoso do mundo. Sem atuar desde fevereiro deste ano, quando lutou pelo cinturão dos meio-médios (77 kg) e acabou superado por Kamaru Usman, o brasileiro mede forças contra Stephen Thompson, outra estrela da categoria, no UFC 264. Após alguns meses em silêncio, o faixa-preta de jiu-jitsu e adotou nova postura para abrir seu coração sobre sua última apresentação.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight (clique aqui ou veja acima), o atleta natural de Niterói (RJ) fez uma autocrítica da sua mais recente performance. No entanto, engana-se quem pensa que o lutador absorveu o revés de forma negativa. ‘Durinho’ admitiu que o embate contra Usman lhe mostrou alguns pontos que foram trabalhados no último camp, e adiantou que pretende mostrar sua evolução já contra o rival americano.

“Cometi alguns erros, mas é muito do meu estilo, entro para acabar com a luta. É matar ou morrer, mas muita gente não faz e eu tento. Aprendi bastante coisa, o aprendizado foi gigantesco. Deu para aprender muita coisa sobre mim, como eu lido com a pressão, alguns erros técnicos, erro na estratégia também. Acho que foi um aprendizado grande, continuo evoluindo bastante e vai dar para mostrar muita coisa contra o ‘Wonderboy’. A galera já vai dar para notar uma evolução sim. (…) Podem esperar um ‘Durinho agressivo’, mas mais maduro, um pouco mais estratégico”, contou o lutador, emendando.

“Muita gente que não tem uma pancada tão forte, não vai ter isso, o cara vai lutar calmo. Mas a gente quando consegue derrubar os caras com o soco, me deu um afobação, de ver que eu bati e ele caiu. É algo que tenho trabalho de lutar mais calmo, seguir a estratégia, tem horas que temos que ajustar. Estou trabalhando isso, de me ajustar de um round para o outro, ouvir bem o córner e colocar em ação nos rounds. É mais um autocontrole. Se machuquei o cara, fiz algo bom, então é seguir a linha”, completou.

Para este combate, ‘Durinho’ também vai lidar com um fator marcante: o duelo de estilos. Apesar de ter mostrado sua evolução na parte em pé, o brasileiro é conhecido por um jogo de chão de excelência, enquanto Thompson tem a trocação como principal arma. O competidor citou essa questão, mas citou que pode vir alguma surpresa para o rival.

“Temos um estilo bem diferente. Muito tempo que ele não luta com ninguém parecido comigo assim, os caras que podem ter o estilo parecido, mas não é tanto, foi o Anthony Pettis, mas ele chuta muito mais do que eu, mas não tem wrestling como eu. O mas parecido é o (Tyron) Woodley, com queda, boa, mão pesada. Por lutar muito tempo no peso-leve levo acho que vantagem contra esses caras na velocidade. Nunca lutei com striker que se movimenta como ele. Ele é perigoso para mim, mas eu sou para ele também. Estou afiando tudo, então eu venho trabalhando para ficar com várias armas. Vem coisa boa aí”, adiantou o atleta de 34 anos da equipe ‘Sandford MMA’.

No Ultimate desde 2014, Gilbert ‘Durinho’ atravessou seu melhor momento na organização de 2018 a 2020, quando engatou uma sequência de seis vitórias seguidas, incluindo sobre nomes como Tyron Woodley, ex-campeão da categoria, e Demian Maia.

Matérias Recentes

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026

Ex-campeão do UFC alerta Poatan sobre riscos em duelo contra Chimaev

A possibilidade de um confronto entre Alex Pereira e Khamzat Chimaev segue gerando debates nos…

30/01/2026