Neste sábado (20), no UFC 297, em Toronto (CAN), Dricus du Plessis disputa a luta mais importante de sua carreira como profissional das artes marciais mistas. Mas além da possibilidade de conquistar o cinturão peso-médio (84 kg) no duelo contra Sean Strickland, o desafiante pode entrar para a história de seu país ao se sagrar o primeiro campeão da África do Sul no Ultimate.
Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight, Dricus exaltou a possibilidade e revelou que o povo sul-africano tem acompanhado sua trajetória e está ciente do momento decisivo que vive na carreira. Ciente da responsabilidade, o peso-médio de 30 anos garantiu que está pronto para atingir o patamar de estrela em seu país natal em caso de conquista de título no UFC 297.
“Eu serei o primeiro do meu país a se tornar campeão do UFC, sem dúvidas. Será um dos – se não o maior – feito esportivo na história da nossa nação. (…) Serei o primeiro a fazer, mas não serei o último. Não. Ainda virão muitos sul-africanos chegando aonde estou. Mas agora e para sempre eu serei o primeiro, isso é história sendo escrita. Seria incrível para a África do Sul. A África do Sul ama esse ambiente de luta, estou na lua com todo apoio que estou recebendo deles (…) Até antes mesmo dessa luta, a recepção, o povo, todos estão a bordo, todo sul-africano sabe o que está acontecendo e estão me apoiando nessa jornada. E sim, estou pronto para esse tipo de responsabilidade e privilégio de me tornar um super astro representando meu país”, destacou Dricus.
Invencibilidade no UFC pode ser coroada
Com um cartel de 20 vitórias e duas derrotas, du Plessis se mantém invicto desde que passou a reforçar o plantel de atletas do Ultimate, em 2020. De lá para cá, o sul-africano emplacou seis triunfos seguidos que o alçaram ao posto de desafiante da categoria até 84 kg. Diante de Strickland, ‘Stillknocks’, como é conhecido, pode coroar a trajetória até então irretocável com a conquista do cinturão.