Entrevistas

Dórea destaca motivação de Anderson em camp após ser ‘obrigado’ a encarar Belfort

Em 2011, Anderson Silva reinava com sobras na categoria dos pesos-médios (84 kg) do UFC. No entanto, em sua oitava defesa de cinturão existia a expectativa de que seu oponente poderia acabar com seu bom momento. Afinal, ele e o rival Vitor Belfort já haviam treinado juntos, e ‘Spider’ conhecia como poucos as temidas qualidades do compatriota. Talvez por isso, o veterano tenha adotado postura exemplar ao longo de todo o camp, como atesta Luiz Dórea, seu treinador de boxe na época.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, Dórea recordou a chamada ‘Luta do Século’, que completa dez anos nesta sexta-feira (5). De acordo com o treinador, que também foi o responsável por revelar Acelino ‘Popó’ ao mundo do boxe, Anderson fez o camp com motivação nunca vista antes. Afinal, a expectativa para o combate era alta, inclusive a do técnico, que frisou repetidas vezes que preparação para o embate teria que ser perfeita.

Uma das explicações de Dórea para a empolgação inédita de Anderson era o fato dele, inicialmente, não querer realizar o combate, justamente por já ter sido parceiro de treino de Vitor. Porém, com a insistência do ‘Fenômeno’ pela luta e a oficialização da proposta por parte do Ultimate, o curitibano teria se motivado e reforçar os treinos em busca de uma atuação de gala.

“O que me marcou muito foi o empenho de Anderson Silva para se preparar para essa luta. Eu via o Anderson mais motivado do que nunca. No início ele não queria lutar pelo fato de já ter treinado com o Vitor, mas como o Vitor pediu e o UFC casou, ele treinou com muito mais vontade para fazer o melhor. A pressão foi muito grande. Ele tinha noção de que seria uma grade luta, um grande evento, mas superou todas as nossas expectativas”, revelou o baiano, que foi corner de ‘Spider’ no duelo.

Se Anderson conhecia de perto o repertório de Belfort, Dórea também sabia todos os pontos fracos e fortes do ‘Fenômeno’. Afinal, o treinador já tinha ajudado o carioca em seus treinamentos no passado. No entanto, assim que o contrato para o confronto com ‘Spider’ foi assinado, ele não teve dúvidas em decidir sobre qual time faria parte .

“Comecei a treinar o Anderson em 2003, através do Rodrigo (‘Minotauro’). Em 2006, iniciei trabalho com o Vitor. Tenho uma relação muito boa com os dois. Quando passei a treinar o Vitor, sempre tivemos um jogo muito aberto, tenho admiração grande por ele e sua pela família, mas avisei que o treinaria para qualquer luta, menos contra o Anderson. Quando casaram a luta eu estava tranquilo quanto a isso”, explicou o baiano.

Assim que o duelo contra Belfort foi marcado, a equipe de Anderson tinha consciência de que o lutador precisaria ficar atento à trocação do adversário – conhecido por ter um estilo explosivo na luta em pé. Portanto, Dórea, que ajudou a trabalhar ‘Spider’ nesta área, adiantou qual era a estratégia do Spider e citou que o chute, golpe que terminou o embate, era trabalhado com repetição pelo campeão dos médios.

“Era previsível (que a luta fosse terminar em pé), porque são dois strikers. Anderson com uma habilidade fora do normal, Vitor com uma explosão imensa. Sabíamos que ia acontecer. No início sabíamos que o Vitor era perigoso, então era para manter a distância, ir minando durante o primeiro round. Trabalhamos muito chute, praticou muito no vestiário para surpreender. Ele faz coisas que ninguém espera”, completou.

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024