O título peso-leve (70 kg) do UFC, conquistado em maio de 2021, trouxe para Charles ‘Do Bronx’ Oliveira o merecido reconhecimento do mundo das lutas. A conquista e o grande momento vivido na carreira também deram maior visibilidade e trouxeram novas oportunidades para o lutador brasileiro, como convites para entrevistas, aparições em programas de grande audiência e a chegada de mais patrocinadores.
Todas essas novas oportunidades precisam ser aproveitadas, tendo em vista que a carreira de atleta normalmente é menor do que as demais profissões, e o atleta da ‘Chute Boxe Diego Lima’ tem desfrutado deste momento ao máximo. Mas o tempo despendido para dar conta de todos os compromissos também preocupa seus fãs, ainda mais levando-se em conta que Charles tem uma importante disputa de título marcada para o dia 22 de outubro, contra o perigoso lutador russo Islam Makhachev, no UFC 280, em Abu Dhabi (EAU).
Ciente da preocupação dos fãs com uma possível falta de tempo para focar nos treinamentos, ‘Do Bronx’, que está em Las Vegas (EUA) para compromissos com um patrocinador, falou com exclusividade com a reportagem da Ag Fight e tratou de tranquilizar os que torcem por ele. O faixa-preta afirmou que não tem deixado de cumprir com suas obrigações na academia e prometeu chegar preparado para enfrentar Makhachev no próximo dia 22 de outubro.
“Vou continuar fazendo meu camp em São Paulo, na Chute Boxe Diego Lima, junto com a Macaco Gold Team. Galera, parem de ficar me mandando mensagem para eu ir treinar. Parem de ficar no meu pé. O Charles é um cara que não importa que horas ele vai dormir, não importa o que ele vai estar fazendo, no outro dia ele vai estar treinando, sem atrapalhar os treinos. Há 11 anos eu tenho feito dessa mesma forma, eu não vou mudar agora. Não importa onde eu vou estar, se vai ser na rua, se vai ser no meio do mato, se vai ser no sítio, o Charles vai estar treinado. Dia 22 de outubro, eu vou estar 100% pronto, o cinturão vai continuar com a gente, o campeão dos pesos-leves tem nome: Charles Oliveira”, afirmou Do Bronx.
Após ser coroado como campeão peso-leve do UFC, em maio de 2021, Charles Oliveira defendeu com sucesso seu título diante de Dustin Poirier, em dezembro. Antes de sua segunda defesa de cinta, no entanto, o brasileiro protagonizou um episódio polêmico, onde falhou na balança e viu seu cinturão ser retirado de suas mãos. Mesmo sem a cinta, o paulista venceu Justin Gaethje e se credenciou para tentar recuperar a coroa dos leves diante de Islam Makhachev no UFC 280.