Em março de 2023, Merab Dvalishvili e Petr Yan duelaram pela primeira vez no octógono mais famoso do mundo. Quase três anos depois, a dupla se reencontra neste sábado (6), na luta principal do UFC 323, em Las Vegas (EUA), para uma revanche em condições completamente diferentes – conforme relata um dos atletas envolvidos na rivalidade. Atual detentor do cinturão dos pesos-galos (61 kg) da entidade, ‘The Machine’, como o georgiano é conhecido, relembrou como foi de azarão a campeão no intervalo entre os dois combates contra o oponente russo.
Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem da Ag Fight, Merab relembrou que, no primeiro embate entre os dois, era cotado como zebra diante de Yan – que já tinha a alcunha de ex-campeão da categoria em 2023. Até pelo contexto, o georgiano relata que se sentiu desrespeitado pelo rival russo antes do combate. Dentro do octógono, porém, Dvalishvili ‘quebrou a banca’ e confirmou sua ascensão nos galos – que seria coroada com o cinturão na temporada seguinte.
“Sim, o venci há pouco mais de dois anos. E agora há uma grande diferença. Porque na primeira luta eu era o azarão. E ele estava achando que me venceria fácil. Então estava muito motivado e derrotei ele. Agora, ele que está muito motivado e eu estou mais relaxado, sabe? Mas vai ser um desafio, porque o Petr Yan bate forte, é um ótimo lutador em todas as áreas. Então vou ter que lutar duro”, frisou Merab.
Mudança de postura?
Mais adepto ao tradicional ‘trash talk’, Yan tentou tirar Merab do sério na semana da primeira luta entre os dois. Durante uma encarada, inclusive, o russo chegou a empurrar ‘The Machine’, aumentando ainda mais os ânimos entre os atletas. Para a revanche deste sábado, entretanto, o atual campeão dos galos espera um Petr mais comedido por conta do status que alcançou na entidade e também pelo resultado positivo conquistado em cima do antigo desafeto.
“Não é nada pessoal (essa revanche). A primeira luta foi muito pessoal. Porque ele estava desrespeitando eu e meus amigos. Ele estava como um ‘bully’, falando muita m***. Ele simplesmente não me respeitou. Mas dessa vez ele sabe quem eu sou. Nós já lutamos, eu já venci ele. Então agora é uma outra luta. É hora de provar que sou o melhor (de novo)”, relembrou o campeão dos galos.
Além da revanche entre Merab e Yan, que lidera o UFC 323 deste sábado, o evento com sede em Las Vegas contará com mais uma disputa de cinturão prevista. No ‘co-main event’ da noite, o campeão Alexandre Pantoja entra em ação na categoria dos pesos-moscas (57 kg) para tentar sua quinta defesa de título na categoria diante do jovem prospecto Joshua Van, de apenas 24 anos de idade.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok