Entrevistas

Contratada pelo UFC, brasileira destaca importância da psicologia esportiva na carreira

Contratada pelo UFC na última terça-feira (12), após finalizar Patricia Alujas, em sua segunda participação no Contender Series, Julia Polastri chega à principal organização de MMA do mundo como mais uma promessa brasileira na divisão dos palhas (52 kg). Como diferencial para se destacar na disputada categoria, além dos atributos dentro do octógono, a lutadora natural de Duque de Caxias (RJ) traz consigo a atenção a um importante aspecto que é pouco comum entre atletas tão jovens.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight (clique aqui), Julia revelou que faz uso da psicologia esportiva desde o início de sua carreira. Mais do que isso, a promessa do MMA nacional, de 25 anos, fez questão de exaltar a importância do acompanhamento psicológico na sua volta por cima após ter perdido a chance de ingressar no UFC via Contender Series há dois anos, quando foi superada pela canadense Jasmine Jasudavicius.

“Acho que não mudou muito a Julia atleta, mas o que mudou foi a Julia pessoa. Eu me coloquei mais no meu lugar, eu vi e aceitei tudo que eu tinha que melhorar – tanto na minha vida profissional, quanto na minha vida pessoal. E isso, junto com a minha psicóloga, me fez ter um crescimento surreal na minha vida. Acho que isso me transformou em uma pessoa que realmente agora estava pronta. Naquela época eu achava que estava, mas quando eu perdi a luta e cheguei em casa, eu coloquei a mão na minha consciência e vi que não estava nada pronta para estar aqui dentro. E com tudo que eu cresci depois disso, na minha mente, hoje eu sei que – ainda tenho muito para aprender, muito para conquistar – hoje eu estou pronta para começar a trilhar esse caminho”, contou Julia.

Maturidade apesar da pouca idade

Mesmo ainda bastante jovem, Julia demonstra a maturidade de uma veterana ao comentar sobre o assunto. A nova contratada do UFC, inclusive, deixou um recado para seus colegas de profissão e os aconselhou a investir no cuidado com o aspecto mental da carreira.

“Eu acho que faz toda a diferença, e a gente começou no início da minha carreira profissional. Ela é prima do Douglas, que é o meu head coach e também o meu marido, então foi um contato mais fácil de ter. E hoje eu não largo ela absolutamente nunca. Porque eu entendi que é ela que vai moldando aqui dentro (cabeça), e aqui dentro é o que guia tudo isso aqui fora (corpo). Então, se isso aqui (cabeça) estiver bagunçado, isso aqui (corpo) não vai funcionar. Quando essa chave virou em mim, eu virei outra atleta. Então, para todos atletas que ainda não tem psicólogo, não fazem esse acompanhamento, façam. É um dos maiores investimentos que a gente pode fazer na carreira”, concluiu.

Currículo no MMA

Profissional no MMA desde 2017, Julia Polastri soma 12 vitórias, sete delas pela via rápida, e três derrotas no cartel. A jovem lutadora chega ao peso-palha do UFC com o intuito de entrar no ranking da categoria, onde oito atletas brasileiras já ocupam uma das 15 vagas.

Matérias Recentes

Khalil Rountree Jr anuncia saída do UFC 303 por ingestão de substância proibida no doping

Programado para servir como co-main event do UFC 303, a luta entre Khalil Rountree Jr…

20/05/2024

Tyson Fury insinua favorecimento a Usyk e pede revanche imediata: “Venci essa luta”

No último sábado (18), na Arábia Saudita, Oleksandr Usyk e Tyson Fury se enfrentaram em…

20/05/2024

Oficial! Anderson Silva fará luta de boxe contra Chael Sonnen em São Paulo

Depois de Anderson Silva e o ator americano Terry Crews brincarem nas redes sociais sobre…

19/05/2024

Melissa Gatto cita instrução de árbitro para esclarecer polêmica sobre ‘soco no seio’

No único duelo 100% verde-amarelo do UFC Vegas 92 do último sábado (18), Melissa Gatto…

19/05/2024

Rival de Ariane Sorriso detona brasileira por não seguir na luta após cabeçada: “Covarde”

O desfecho da luta entre Ariane Carnelossi e Piera Rodriguez segue dando o que falar.…

19/05/2024

Após desafio, Charles Do Bronxs abre as portas para luta com Covington no UFC: “Por que não?”

Ainda sem rumo definido após a derrota para Arman Tsarukyan no UFC 300, Charles Do…

19/05/2024