Este próximo sábado, dia 29, vai marcar o retorno do brasileiro Saimon Oliveira ao UFC. Após pouco mais de dois anos sem lutar, o catarinense foi um dos escolhidos para atuar no card do UFC México e vai enfrentar o estreante David Martinez. Em suas duas lutas pela organização, o peso-galo (61 kg) acabou derrotado e, agora, precisa mostrar serviço ou pode correr o risco de dar adeus ao Ultimate.
Na sua primeira luta pelo Ultimate, em 2022, o peso-galo brasileiro foi derrotado por Tony Gravely. No ano seguinte, após uma lesão, retornou ao octógono, no UFC 283, realizado no Rio de Janeiro, mas também não foi dessa vez que conquistou sua primeira vitória ao ser nocauteado por Daniel Marcos. Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight, Saimon mostrou estar ciente da necessidade de vencer neste sábado, para garantir sua continuidade no principal evento de MMA do planeta.
“Essa é a luta da minha vida, é a luta do meu contrato. Acredito que vai dar uma boa luta, uma guerra, e nós dois vamos mostrar nosso trabalho. Estou indo para a guerra. Ou saio atirando ou vou morrer. Não tenho outra opção. Tenho que chegar lá dentro, me soltar, mostrar quem sou, meu trabalho, e não vou segurar a luta. Vou entrar pra nocautear e mostrar trabalho. Preciso mostrar para o UFC que mereço ficar na organização. Eles poderiam ter me mandado embora, mas esperaram e acreditaram em mim. Tenho que provar que merecia esse tempo parado e agora estou de volta para mostrar quem realmente sou”, disse o lutador.
Estratégia traçada
Ao ser questionado sobre os caminhos para vencer Martinez, Saimon – que tem um cartel de 18-5 no MMA – mostrou estar afiado quanto ao estilo de luta de seu adversário. Assim, o atleta brasileiro confia na estratégia montada para combater o jogo do seu oponente e ir em busca de seu primeiro triunfo no UFC.
“O Martinez é um atleta que cisca e corre muito. Bate, sai, movimenta, anda para as laterais, bate, sai e anda para trás. Correu de todos os adversários, defendeu bem as quedas e é perigoso no contra-ataque. Faz o atleta andar atrás dele para pegar no contra-ataque. Mas vou encurralar, pegar e caçar ele. Não vou marcar bobeira para não ser pego no contra-ataque. Vou caçar na estratégia certa. Treinei muito isso, suas saídas e movimentações, e como quebrar isso. Ele gosta de chutar bastante nas pernas, mas eu também gosto. Se chutar minhas pernas, vou chutar as dele e vamos ver quem vai arregar primeiro. Vou andar para frente o tempo todo. Na hora que eu encostar e grudar nele, acaba a luta”, revelou.
Esquadrão Brasileiro no UFC México
Além de Saimon Oliveira, que encara David Martinez, o ‘Esquadrão Brasileiro’ estará representado por outros três lutadores. Os pesos-penas (66 kg) Melquizael Costa, o ‘Melk’, e Gabriel Miranda, o ‘Fly’, medem forças com Christian Rodriguez e Jamall Emmers, respectivamente. Já a peso-palha (52 kg) Julia Polastri terá pela frente a mexicana Loopy Godinez.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok