No último sábado (29), no UFC 291, Alex Poatan estreou nos meio-pesados (93 kg) com vitória sobre Jan Blachowicz e, ao que tudo indica, deve disputar o cinturão vago da nova categoria em seguida. Entretanto, o plano do brasileiro a médio prazo também envolve um eventual retorno aos pesos-médios (84 kg) para um confronto diante de um rival de longa data: o campeão Israel Adesanya.
Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight após o evento, Poatan reforçou seu desejo de medir forças novamente contra o nigeriano, mas surpreendeu ao destacar que gostaria de realizar o ‘tira-teima’ com 84 kg. Após o último confronto entre os dois, ‘Izzy’ afirmou que só enfrentaria o brasileiro em uma nova oportunidade pelo cinturão até 93 kg. Com um conflito de interesses entre as partes, o eventual quinto embate entre os strikers – seria o terceiro no MMA -, pode entrar em desalinho.
“Ele (Adesanya) já mostrou que quer. Mas eu respondo por mim também. Com certeza quero essa luta. Eu já planejei tudo, queria fazer esse descanso fazendo lutas nessa categoria para eu não sofrer muito no peso. Para eu recarregar minha energia, minha bateria e voltar para os médios para a gente fazer esse tira-teima. Nos médios”, planejou Alex.
Rivais de longa data
Poatan e Adesanya já se enfrentaram nos esportes de combate quatro vezes. Nas duas primeiras lutas, dentro do kickboxing, o brasileiro levou a melhor nos confrontos – por decisão e nocaute. Já no MMA, o placar está empatado em 1 a 1, com um triunfo por nocaute para cada competidor. Será que um quinto combate entre Izzy e Alex sai do papel no futuro?