Entrevistas

‘Clone’ de Adesanya detalha treinos e promete “melhor versão” de ‘Borrachinha’

Imitar o estilo de atuar de um campeão do Ultimate não é uma tarefa simples, mas Vanderlei ‘Toquinho’ aceitou esta em prol do sucesso de Paulo ‘Borrachinha’. O lutador de muay thai foi o responsável por copiar as técnicas de Israel Adesanya para ajudar o brasileiro no camp para o UFC 253, que será realizado neste sábado (26), em Abu Dhabi (EAU). O duelo vai definir o campeão do peso-médio (84 kg) do evento.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, o atleta, que já participou de outros camps de ‘Borrachinha’, adiantou como foi a preparação do peso-médio para a luta mais importante da sua carreira. De acordo com ‘Toquinho’, o público pode esperar a melhor atuação da vida do mineiro, tanto fisicamente, quanto mentalmente.

“A gente vem trabalhando em cima do que o Adesanya vem fazendo nas suas últimas lutas, correndo bastante (risos). Mas sem tirar os méritos dele, ele é muito bom, viemos trabalhando tudo e o Paulo está na melhor versão dele. De todos os camps que ele fez é o melhor, está na melhor forma física dele. Então podem esperar um ‘Borrachinha’ mais forte, rápido, com um melhor gás. Ele está focado totalmente. Até pela entrevistas, estamos vendo que é o Adesanya que tem perdido a linha (risos)”, disse ‘Toquinho’.

Embora já mire estrear no MMA ainda este ano, Vanderlei ‘Toquinho’ tem participado de eventos de muay thai, modalidade similar ao kickboxing, esporte em que Adesanya se destacou antes de migrar para as artes marciais mistas. Pensando nisso, o brasileiro focou em ajudar ‘Borrachinha’ a evoluir como lutador.

“Treino bem movimentando, jogando contra-ataque e foi o que mas precisei fazer. Só acrescentou no meu jogo. Fizemos as medidas de altura e é a mesma coisa. Envergadura ele (Adesanya) é um centímetro maior, eu acho. Treinamos muita coisa e vamos ver conforme tocar a música lá. Rolou até provocação, da gente chamar para briga, mas o Paulo é tranquilo, nem se altera não. Ele já está até esperando por isso”, contou.

Em praticamente todas as suas apresentações, ‘Borrachinha’ imprime um ritmo acelerado logo no começo do combate para definir as lutas. Porém, dessa vez os fãs podem esperar um lutador mais cauteloso e preciso. Pelo menos foi o que adiantou Vanderlei, que destacou sua confiança no triunfo do brasileiro no terceiro round.

“Aposto na vitória dele no terceiro round. Treinamos muito para botar na cabeça que são cinco rounds, tem que ir com cautela. Tem cinco rounds para finalizar e nocautear. Tem que encontrar o momento para definir”, finalizou o sparring de ‘Borrachinha’.

As estrelas do UFC 253, Israel Adesanya e Paulo ‘Borrachinha’ estão invictos em suas carreiras no MMA profissional. O nigeriano possui 19 vitórias e nenhuma derrota em seu cartel até o momento. Por sua vez, o brasileiro soma 13 triunfos, sendo 11 deles por nocaute, em sua trajetória na modalidade. Ambos já eram para ter se enfrentado este ano, mas o brasileiro teve uma lesão no bíceps e adiou o confronto.

Matérias Recentes

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026