Charles Oliveira vive fase tão mágica na carreira, que, para parte da comunidade do MMA, não se destaca apenas no cenário atual do peso-leve (70 kg). Em busca de ampliar seu legado no esporte, ‘Do Bronx’ encara Islam Makhachev no ‘main event’ do UFC 280, que acontece neste sábado (22), em Abu Dhabi (EAU), em disputa para definir o novo campeão da categoria. Caso vença e reconquiste o cinturão, o brasileiro, que já concorre ao posto de melhor lutador da história da divisão, deve alcançar um patamar elevado na modalidade, de acordo com Michael Bisping.
Recentemente, o ex-campeão do UFC e atual comentarista se rendeu ao talento de Charles e afirmou que se o brasileiro vencer o temido Makhachev vai superar Khabib Nurmagomedov como melhor peso-leve da história do MMA. Vale destacar que o russo se aposentou do esporte invicto, como rei da categoria, sendo dominante e com três defesas de cinturão realizadas. Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight (veja acima ou clique aqui), o paulista prega cautela sobre a discussão e admite que ainda não está no topo até 70 kg. Mas ‘Do Bronx’ já possui seus feitos, como uma defesa de título da divisão e triunfos impressionantes sobre grandes nomes dela em sequência.
“Achar ou deixar de achar, as pessoas que têm que saber, vê o que é, né? Se você acha que sou o melhor peso-leve, se acha que não. Eu, na minha concepção, acho que é tudo o tempo, o hype, o momento. Acho que o melhor peso-leve que teve durante um bom tempo foi o BJ Penn, um fenômeno, campeão mundial de jiu-jitsu, campeão de duas categorias no UFC. Foi um grande nome. O Khabib também, nesse últimos anos, foi um cara invicto, que fez história. É tudo momento. Está chegando o momento do Charles Oliveira ser considerado o melhor peso-leve da atualidade. Acho que os nomes que você vence, a historia que você vem fazendo, ela vai fazendo jus por isso”, declarou o ex-campeão do UFC.
Charles Oliveira, de 33 anos, vive sua melhor fase no MMA e possui uma sequência de 11 vitórias, sendo dez pela via rápida e as mais recentes sobre Dustin Poirier, Justin Gaethje e Michael Chandler. Conhecido no esporte pelo jiu-jitsu de alto nível, ‘Do Bronx’ mostrou que sua trocação também representa uma ameaça aos oponentes. Atualmente, o brasileiro é o líder do ranking do peso-leve do UFC, mas não possui o cinturão da categoria por conta de uma falha na balança. Seu cartel profissional é composto por 33 vitórias, sendo 30 pela via rápida, oito derrotas e um ‘no contest’ (luta sem resultado).